A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para a situação de calor e perigo e incêndio florestal. Em comunicado, a ANPC destaca para a existência, entre hoje e domingo, de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais. Em causa está uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.
Assim, de acordo com a ANPC, prevêem-se temperaturas elevadas, na generalidade do território, sendo que nas regiões do interior a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC e nas regiões do litoral entre 35 e 39ºC.
Em função desta previsão de tempo quente e vento moderado a forte aquela autoridade avisa para o cuidado a ter com a realização de queimadas e fogueiras, e outras situações como lançamento de balões com mecha acesa ou foguetes.
Devido ao calor, a ANPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos.