19.1 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 15 Outubro, 2024
spot_img
InícioOpiniãoPorque hoje é sexta: Watt? Passa, XENOMANIA*

Porque hoje é sexta: Watt? Passa, XENOMANIA*

A letra W, faz parte do Abecedário Português, só para inglês e alemão ver. Já o X, da pesca com artes Xávegas e das casas de Xisto, das Xícaras e dos Xailes, veio para ficar, num Xadrez do qual não se sai nem com Xarope. X de Xenofobia que atiram à cara, mas também da XENOMANIA entranhada há décadas.

Artbeer 24
Um português e uma galega brindam com uma bebida típica regional… da Bélgica (Foto: Caminha Município)

Será Xenófobo o Sr. Martins quando pragueja porque às duas da madrugada não consegue descansar com o ruído da rua direita e de manhã o cheiro da urina dos cervejistas, ficou entranhado na porta da rua?

Será Xenófoba a Dona Raquel porque na fila da caixa do intermarché enjoa com o cheiro nauseabundo do casal à sua frente?

Será Xenófobo o Bruno eletricista há 20 anos, porque emigrou depois do patrão lhe responder a um pedido de aumento: olha, não estás bem mudas-te, porque tenho aqui este…, que até é engenheiro e não se queixa, a ganhar menos que tu.

Será Xenófoba a professora Adelaide que este ano letivo teve que lidar com 15 crianças deficientes, das quais 7 estrangeiras e cujos pais na maioria não falavam sequer português?

Será Xenófoba a família Rodrigues com 2 filhos, que teve que sair do T3 e ir viver para a casa dos pais em covas, porque o senhorio lhes quis aumentar a renda para 1000 € por mês e agora meteu lá 6 estrangeiros a 200 € cada um?

Será Xenófoba a enfermeira Patricia que foi insultada por uma família inteira, porque a criança ao levar a vacina, chorou?

Será Xenofobia criticar aqueles que fizeram da Vila de Caminha um parque de diversões e expulsaram os residentes?

Então, como o Sr. Martins, a Dona Raquel, o Bruno eletricista, a professora Adelaide, a família Rodrigues, a enfermeira Patrícia, e todos aqueles que foram expulsos da vila de caminha, pelos Xenomaníacos, também eu sou Xenófobo.

Sofro de Xenofobia aos Xenomaníacos: iluminados que veneram tudo o que vem de fora, seja a cerveja, os nomes estrangeirados, os turistas ou os imigrantes para serem explorados.

No caso de Caminha a coisa é mais grave: junta-se a Xenomania com o Provincianismo. É um caldo de cultura para a selva urbanística, a desumanização, o envelhecimento populacional, a degradação das infraestruturas.

Podem mudar o site da Câmara, Caminha NÂO é para Viver, Caminha NÂO é para Investir, Caminha é só para visitar, e se não chover. Enquanto for governada por Xenomaníacos Provincianos, assim será.

Leiria, 12 de Julho de 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares