19.1 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 15 Outubro, 2024
spot_img
InícioOpiniãoPorque hoje é sexta: galanteio

Porque hoje é sexta: galanteio

Gargantas que gritam, grotescos e guturais ganidos, é grande a gula dos guias gabarolas, granjeadores de gente.

Os pássaros entrelaçam chilridos, os gatos simulam mordiscos, os adolescentes trocam emojis, os estudantes fazem serenatas.

O Galanteio varia consoante o tempo da relação procurada. Não é o mesmo uma paixão de primavera, que o namoro de 4 anos, a união de facto para 8 ou 12 e, quem sabe, o casamento até à reforma.

Na primavera esticam a face para beijos que ninguém quer, oferecem saquinhos para as fezes dos cães, esferográficas que não escrevem e folhetos de propaganda que ninguém lê.

A forma como tentam conquistar o voto diz tudo da forma como depois de conquistado, o usam. Conquistam votos com presentinhos e uns minutos de conversa, promessas de férias nas caraíbas e uma cabana no Gerês.

Fazem-no, segundo os seus próprios padrões, prometem o que querem para eles próprios, o que querem que o povo lhes dê, com o seu voto.

Nas televisões, fazem de conta que discutem enquanto as câmaras estão ligadas, mostram em público uma farsa de desamor, quando é “muito mais o que os une daquilo que os separa” *.

Mas essa forma de tentar conquistar o voto, diz-nos também como atuam quando chegam ao poder e com que propósitos.

O que une essa elite de 50.000 cargos políticos eleitos no país – a grande maioria organizados em 3 ou 4 partidos políticos – é saber que tudo decidem depois entre eles, nos galanteios íntimos que as televisões não mostram.

E dos amores da primavera, nem se lembram do nome. Mas são esses que decidem, com um pequeno custo em brindes e deslocações durante a campanha- e até esses custos são subsidiados – quanto é que os 10 milhões de portugueses lhes pagam de impostos ano a ano, para os sustentar a eles e às máquinas que lhes garantem a perenidade.

Usam as conquistas da primavera no algarve ou em moledo, para exibir nos passos perdidos dos palácios e hotéis de Lisboa, retomando o galanteio em circuito fechado entre as suas “boas famílias” para os próximos 4 anos.

Na próxima primavera, ou no outono, cá estarão de novo, Galantes!

Sexta-feira, 1 de Março de 2024
[email protected]

*Carlos Tê

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares