Consciente da importância em impulsionar projetos promovidos pelos diversos atores locais que atuam no concelho de Ponte de Lima, o Município tem vindo a reforçar o apoio técnico e financeiro concedido dinamizando, desta forma, as políticas sociais de promoção de uma economia solidária e a proximidade de atuação por parte das freguesias.
Neste cenário as despesas com transferências e subsídios pagos continuam a ter uma grande expressividade ao nível do orçamento municipal.
De acordo com os dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016, Ponte de Lima ocupa o 30.º lugar de entre os 308 municípios que apresentam maior volume de subsídios e transferências pagas em 2016, no total de 5 599 089,00 €, tendo ocorrido mesmo um acréscimo de 17,8% relativamente a 2015, sendo este lugar o 8.º se considerar apenas os municípios de média dimensão.
Nestas transferências inclui-se o apoio financeiro, fundamentalmente, às Associações de âmbito Social, Desportivo e Cultural, IPSS e fundamentalmente Juntas de Freguesia, potenciando sinergias e reconhecendo a legitimidade e a vasta experiência de cada uma dessas instituições.