23.1 C
Caminha Municipality
Sábado, 12 Outubro, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoPonte de Lima: Vila mais antiga de Portugal celebra 898 anos da...

Ponte de Lima: Vila mais antiga de Portugal celebra 898 anos da outorga do Foral a 4 de março

Ponte de Lima celebra a 4 de março 898 anos da outorga do Foral, pela rainha D. Teresa. As cerimónias oficiais presididas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, contam com a presença de D. Jesús Gamallo Aller, Diretor Geral de Relações Externas da Junta da Galiza, em representação do Presidente da Xunta da Galicia, marcam as comemorações oficiais dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, a celebrar em 2025.

O programa das comemorações dos 898 anos é extenso e apresenta diversas ações, prolongando – se por todo o fim-de-semana, nos dias 3, 4 e 5 de março.

Assim, no Dia de Ponte de Lima, 4 de março, mantém a tradição da exposição “Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago”, na Torre da cadeia Velha, a inaugurar às 11h30.

Promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com Município de Ponte de Lima, que através da fotografia e da pintura, pretende adoçar o olhar de quem a visita com a doçaria de Ponte de Lima, com as Castanhas Doces, as Limianas e o Pastel Limiano, e de Pontevedra, com as Orelhas de Carnaval, as Filloas e a Tarte de Santiago.

Às 15h30, deposição da Coroa de flores na estatua de D. Teresa, seguindo-se a visita à exposição “20 anos da estátua da rainha D. Teresa 2002 – 2022”. Segue-se a sessão solene agendada para as 16 horas no auditório Municipal.

O 4 de Março será igualmente uma oportunidade para a apresentação pública do livro “Rainha D. Teresa «…E Fez Vila o Lugar de Ponte»”, da autoria de Amândio de Sousa Vieira. É a segunda edição, revista e aumentada, de uma obra inteiramente dedicada à figura dessa grande personagem histórica que esteve na origem de Ponte de Lima.

Este livro pretende familiarizar o público em geral com a figura de D. Teresa, mostrando a sua relevância histórica e o papel fulcral que desempenhou no nascimento do país mas sobretudo na origem de Ponte de Lima. Nele se percebe igualmente o que Ponte de Lima tem feito nos últimos anos, no intervalo temporal que vai da primeira à segunda edição, para homenagear e dignificar tão ilustre personagem histórica.

Na sessão solene será apresentado publicamente a logomarca oficial dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, o website e algumas das iniciativas que vão decorrer até ao ano 2025. A sessão encerrará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Neste dia comemorativo da elevação do lugar de Ponte a Vila, destaque para a inauguração da requalificação dos espaços comuns do Teatro Diogo Bernardes, marcado para as 18 horas.

O palco do Teatro Diogo Bernardes recebe nesta noite um nome grande do teatro português, Ruy de Carvalho com o espetáculo “Ruy”.

O programa das comemorações do 4 de Março de 2023, incluem o 1º simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, nos dias 3 e 4, evento que visa criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidade que a alimentação e a gastronomia enfrentam, desde a produção de recursos endógenos ao aumento dos padrões de qualidade de vida.

No dia 3, na Biblioteca Municipal Exposição de Pintura “Vem ver o Lima”. Nos dias 4 e 5, na Expolima, prova de Paraquedismo, a contar para a taça de Portugal.

O domingo dia 5 acolhe mais um Encontro Concelhio de Bombos, entre as 10h e as 12h00, a percorrer o centro histórico de Ponte de Lima. À tarde o Desfile da tradição, a partir das 14h30, da Avenida dos Plátanos, em desfile pelo passeio Sebastião Sanhudo e Passeio 25 de abril.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares