O Orçamento e as Opções do Plano para 2023 do Município de Ponte de Lima aprovados em reunião de câmara e em sessão da assembleia municipal, apresenta um valor global de 42 milhões e 880 mil euros.
“Considerando que continuamos a enfrentar uma crise económica e social com impacto à escala global, agora face à inexplicável guerra iniciada pela Rússia com a invasão da Ucrânia e de todas as consequências de natureza humanitária, social, energética e económica a ela associadas, entende o Executivo Municipal que o desafio é ainda maior”, avança a autarquia em comunicado.
Neste contexto, o Executivo Municipal assegura que “Estamos determinados em promover o rigor e disciplina orçamental fundamentais para o nosso equilíbrio interno. O equilíbrio será inevitavelmente feito pela ampliação e execução da receita e pela escolha criteriosa das áreas prioritárias a implementar, dos investimentos a realizar e do seu planeamento anual e plurianual. Só desta forma será possível cumprir com os compromissos financeiros assumidos pela autarquia e promover novos ciclos de desenvolvimento, baseados em estratégias claras e investimentos seletivos que efetivamente sejam promotores do bem-estar económico e social no concelho. Estamos cientes que esse equilíbrio orçamental será determinante para que o Município possa acionar medidas de apoio social num cenário de crise que se avizinha.”
Assim, mantem como prioritários os seis pilares de desenvolvimento assumidos no início do mandato, como a: Cultura, Educação e Qualificação Profissional; Ação Social; Valorização dos Recursos Endógenos, Transição Energética e Ambiental; Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e Criação de Emprego; Parcerias e Cooperação Interinstitucional e Modernização Administrativa e Transição Digital.