9.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 27 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoPonte de LimaPonte de Lima avança com reconstrução do açude do rio Lima

Ponte de Lima avança com reconstrução do açude do rio Lima

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a elaboração do projecto de reconstrução do Açude do rio Lima, no âmbito do projecto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do rio Lima.

A estrutura que tem registado”um avançado estado de degradação associado aos regimes de caudais que galgam o açude, de grande variabilidade, provocando um ligeiro abaixamento da crista do açude”. O que acabou por transformá-lo num amontoado de pedras que próprio rio “arrumou” num declive suavizado. Assim avaliou o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em Março.

Uma intervenção que, avança fonte da autarquia, visa “encontrar uma solução que possa garantir a recuperação estrutural e hidráulica do açude, bem como proporcionar condições de escoamento dos caudais sobre o açude semelhantes às que actualmente se verificam”.

Neste contexto, a reconstrução preconiza a introdução de uma rampa a jusante, de forma a naturalizar uma passagem de peixes em rampa, eventualmente com a inserção de pequenos obstáculos, garantindo-se um escoamento semelhante ao que atualmente se produz. De acordo com as orientações do ICNF, esta passagem deverá abranger toda a largura do rio, ou pelo menos parte significativa da sua largura, em função do caudal mínimo de dimensionamento.

 A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a abertura de procedimento, pelo valor de 12.000,00€+IVA.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares