Ponte da Barca: Presidente da Câmara pede reforços para travar fogo perto de casas

Data:

O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje a mobilização de mais meios, sobretudo aéreos, para combater o incêndio que deflagrou no sábado à noite em Parada, Lindoso, encontrando-se muito próximo de habitações.

Em declarações à Lusa, Augusto Marinho apelou para o reforço de meios aéreos apesar dos três meios aéreos a operar cerca das 17:39, que “considerou escassos”. 

“Precisamos de mais meios. Este terreno é acidentado e são necessários mais meios aéreos, urgentemente porque o combate apeado é muito difícil”, salientou, referindo que “durante a tarde foram solicitados mais meios aéreos, mas sem resultado”. 

“Só quando fogo começou a aproximar-se das casas é chegaram”, acrescentou.

Augusto Marinho referiu que o “a Estrada Nacional (EN) 203 está cortada e que o fogo está à porta das casas”, estando a ser ponderada “a retirada das pessoas das suas habitações”.

“O fumo é intenso e não consigo entrar no lugar de Parada [Parque Nacional da Peneda-Gerês]. Lanço um apelo para que venham mais meios aéreos socorrer as populações de Parada, no Lindoso”, frisou.

Augusto Marinho indicou que o fogo, que deflagrou às 21:47 de sábado, chegou “a estar mais controlo, mas de um momento para o outro, com o vento e a dificuldade do terreno descontrolou-se”.

“Este é o momento de combater o fogo, mas depois não se pode adiar uma reflexão sobre os horários em que deflagram os incêndios florestais e a intensidade que atingem”, disse.

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 18:00 estavam empenhados no combate às chamas oito helicópteros, 92 operacionais e 25 viaturas.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Paredes de Coura investe 400 mil euros em albergue e na segurança do Caminho de Santiago

A Câmara de Paredes de Coura anunciou hoje um...

Previsão de chuva e trovoada coloca 10 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)...

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...