O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, estará em Ponte da Barca na sexta-feira, às 18h, para a abertura oficial do Mercado do Vinho. A iniciativa, que decorre nos dias 28 e 29 de junho, na Praça da República, visa posicionar o concelho como um destino enoturístico de excelência, destacando os vinhos e produtores locais. O evento, de entrada gratuita, contará com a participação de cerca de duas dezenas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, bem como de todos os produtores locais, além de uma programação cultural diversificada.
Na sexta-feira, dia 28, após a cerimonia de abertura, realizada pelo Governante e pelo Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, a animação segue à noite, com dois momentos musicais: Bianca Barros às 22h e a banda Forever 80’s a partir das 23h.
Já no sábado, dia 29, o mercado abre às 15h. Às 16h30, o bartender Rui Mendes trará uma demonstração de cocktails vínicos, onde conjuga sabores e criações únicas resultantes da sua experiência de mais de 10 anos na arte de bartending, premiada nacional e internacionalmente. Às 18h30, o Chef Marco Freitas apresenta um showcooking que alia tradição e inovação, refletindo a sua experiência nacional e internacional e a sua inspiração na cozinha de fusão. De seguida, pelas 19h30, a sommelier Diana Peixoto, responsável pelas bebidas nos espaços Pepe Vieira, premiados com duas estrelas Michelin, oferecerá provas de vinho comentadas, contando as histórias por detrás de cada vinho e proporcionando harmonizações marcantes. A noite de sábado começa às 22h com a banda Kiko & The Blues Refugees, formada por músicos portugueses experientes, que oferece uma rica viagem sonora pelo blues, combinando elementos de rock, rhythm and blues, soul e jazz. Para encerrar a noite, o DJ Pedro Martins promete uma performance inesquecível.
Esta iniciativa é uma excelente plataforma para promover os produtores locais e seus vinhos, em um concelho rico em história, natureza, património, cultura e, evidentemente, vinho.
O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, sublinhou a relevância de Ponte da Barca no cenário vitivinícola: “Os vinhos de Ponte da Barca são reconhecidos pela sua elevada qualidade, e esta reputação crescente transformou o vinho não apenas em um produto comercial, mas também em um elemento de atratividade turística do nosso território”. Augusto Marinho destacou ainda o papel crucial da iniciativa na promoção do enoturismo. “Este evento é uma oportunidade única para fortalecer o enoturismo, alavancando uma oferta cada vez mais qualificada”, acrescentou. Reconhecendo a forte ligação do concelho às tradições vitivinícolas, o autarca expressou o seu apreço pelos produtores locais, enaltecendo “o empenho dos nossos produtores e vitivinicultores na valorização dos nossos produtos e no dinamismo da economia local. O trabalho deles é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”, concluiu.
Os horários do Mercado do Vinho são: sexta-feira das 18h às 2h e sábado das 15h às 3h.