A Feira do Livro de Ponte da Barca encerrou ontem, após cinco dias repletos de cultura, educação e diversão para toda a família. Apesar da chuva que se fazia sentir lá fora, o calor humano e a alegria marcaram o encerramento desta edição, que se revelou um sucesso.
Destaque para as Festas de Natal dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que com danças e músicas natalícias, alegraram o recinto da festa, enchendo-o de cor, amor e amizade, proporcionando um momento encantador para todos os presentes.
O evento também contou com a apresentação do livro “De Mãos Dadas com a Segurança” pelo Piloto de Rally, Renato Pita. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a obra, interagir com o autor e apreciar o carro de Rally exposto no recinto da Feira do Livro.
Outro momento marcante foi o workshop “Aprender a Fazer Papel”, conduzido pelos utentes da APPACDP – delegação de Ponte da Barca. Esta atividade não apenas demonstrou a habilidade artística dos participantes, mas também promoveu a inclusão e a valorização de talentos locais.
Durante os cinco dias da feira, diversas atividades enriqueceram a programação. Prémios de leitura, experiências de robótica, sessões de conto ou yoga, houve também apresentações de livros como, “Problemas Trombudos” de Xana Teixeira e da sua filha, com ilustrações do artista Paulo Martinez, a “Paleta de Sonhos”, de Adriana Figueiredo, o “Triângulo Retângulo”, de José Tinoco Carm, e o livro “As Viagens de Nina”, de Marisa Cambão.
“As Viagens de Nina” destacou-se por abordar temas importantes relacionados com a saúde das crianças, sensibilizando para a redução do consumo de sal e a promoção de uma alimentação saudável, tendo sido oferecidas durante a apresentação, 100 vasos com plantas aromáticas.
A Feira do Livro ficou marcada pela colaborações entre diferentes entidades e a participação de diferentes gerações, proporcionando um ambiente único de partilha cultural.
Com a variedade de atividades, a Feira do Livro de Ponte da Barca consolidou-se como um evento que vai além da comercialização de livros, promovendo a cultura, a educação e o convívio.