O Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, no dia 22 de agosto, resgatou 3 adultos e duas crianças, do troço internacional do rio Minho (TIRM), após acidente com a sua embarcação de recreio.
Estas 5 pessoas, 4 de nacionalidade francesa e um português, encontravam-se no rio Minho com uma mota de água e uma bóia que estava a ser rebocada com 2 dessas pessoas.
O alerta foi dado pelas 18:00 indicando que as três pessoas que estavam na mota de água se encontravam impossibilitadas de regressar a terra, por terem batido com a embarcação no fundo, ficando sem propulsão e à deriva. Foram ativados os meios para resgate, com uma embarcação e uma viatura TT da Polícia Marítima de Caminha com quatro operacionais, os Bombeiros Voluntários de Caminha que disponibilizaram 1 veiculo e 3 ambulâncias com 8 homens e também o apoio de 2 ambulâncias do INEM.
As operações tiveram como maior obstáculo o denso nevoeiro que se verificava na altura no rio e que dificultou a localização dos náufragos. Através do permanente contacto telefónico com uma das três pessoas que se encontravam agarradas à mota de água, a embarcação da Polícia Marítima de Caminha conseguiu localizar e resgatar estes 3 náufragos perto da margem espanhola do rio, ao fim de cerca de 1 hora. Posteriormente, os mesmos Agentes da Polícia Marítima conseguiram resgatar os outros dois náufragos que se encontravam isolados numa das ilhas que se formam durante a baixa mar no TIRM, perto de onde a mota de água tinha tido o seu acidente.
Todos os náufragos foram assistidos no local pelos meios dos Bombeiros Voluntários de Caminha e do INEM, tendo-se procedido à evacuação de 4 dos náufragos para o Hospital de Viana do Castelo por apresentarem sintomas de hipotermia.