15.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 27 Março, 2025
spot_img
InícioNotíciasPoker e futebol: dois mundos cada vez mais próximos

Poker e futebol: dois mundos cada vez mais próximos

No futebol, poker é o nome que se usa quando um jogador consegue realizar a proeza de marcar 4 golos no mesmo jogo. Mas para lá de uma expressão de desígnio futebolístico, o termo poker diz respeito àquele que é o mais popular jogo de cartas do mundo. Qualquer pessoa que já tenha passado por um casino ou ouvido falar da infame cidade de Las Vegas estará familiarizado com o poker. Jogando com o objectivo de obter sequências específicas de cartas e de dominar as pretensões dos adversários, os jogadores de poker estão treinados para fazer a aposta certa no momento certo e ganhar o máximo de dinheiro possível com as suas combinações de cartas. Mas ao longo dos últimos anos, o circuito profissional tem sido “invadido” por uma nova espécie de jogador: o futebolista.

Grandes craques, grandes prémios

O EPT (European Poker Tour) é um dos mais reputados circuitos profissionais da modalidade do poker, e tem em Barcelona uma das suas paragens obrigatórias. Numa cidade onde vivem futebolistas do calibre de Lionel Messi e Luís Suárez, duas super-estrelas do futebol surpreenderam tudo e todos quando se apresentaram ao serviço na edição de 2019 do EPT Barcelona. Gerard Piqué, que já contava com alguma experiência na competição, fez-se acompanhar do colega de equipa Arturo Vidal e sentou-se à mesa com os melhores jogadores de poker do mundo para pôr em prática as suas habilidades. Um verdadeiro vencedor dentro do campo de futebol, Piqué mostrou que o espírito de um vencedor é transversal a todas as situações quando, em parecia com Vidal, arrecadou um prémio superior a 500 mil dólares no torneio! Um resultado que fez corar os profissionais do poker e que certamente encorajará alguns jogadores amadores a tentarem a sua sorte ao mais alto nível.
Mas Piqué e Vidal não são os únicos exemplos de futebolistas de topo que se dedicam com mais ou menos seriedade ao poker nos seus tempos livres. A lista, de resto, é bastante longa! Ronaldo – o original, que jogava a 9 nos Galácticos do Real Madrid – arrecadou de forma célebre um prémio superior a 42 mil libras aquando de uma passagem por um torneio de poker nas Bahamas. Com menos sucesso mas com o mesmo entusiasmo, vários craques italianos também já se sentaram na mesa de poker para jogarem com os profissionais. Gianluigi Buffon é um confesso fã do jogo, e em particular da sua versão online. Totti, que se retirou dos relvados em 2017 enquanto a maior estrela da história da Roma, já foi fotografado por diversas ocasiões atrás de uma pilha de fichas. De forma mais relaxada, o actual seleccionador da Ucrânia e antigo ídolo do Milan, Andriy Shevchenko, confessou que, embora não goste de jogar a dinheiro, adora divertir-se a jogar poker com a sua família e amigos.

Uma nova vida no poker

Mas o poker não está apenas reservado aos grandes futebolistas. Atletas de menor reconhecimento também já se destacaram nas mesas de jogo, sendo que alguns deles acabaram por encontrar mais sucesso com as cartas na mão do que com a bola nos pés. É certamente esse o caso de Jan Vang Sorensen, um futebolista acerca do qual é extremamente provável que nunca tenha ouvido falar. Afinal, ele passou toda a sua curta carreira no futebol dinamarquês, representando o Odense BK e outros emblemas de ainda menor gabarito. Forçado a retirar-se cedo devido a uma lesão no joelho, Sorensen acabou por encontrar no poker não só uma nova paixão como uma nova oportunidade de sucesso. Ele é o ex-futebolista mais bem-sucedido da história do poker profissional, depois de ter ganho uma bracelete no WSOP (World Series of Poker), que é uma espécie de Bola de Ouro do mundo do poker.
Podemos ainda mencionar os exemplos de Tony Cascarino e de Vikash Dhorasoo. Dois jogadores que nunca se destacaram como craques de classe mundial, mas que passaram por clubes e campeonatos importantes e que têm revelado habilidades extraordinárias para fazer dinheiro na mesa de poker. Cascarino foi um internacional irlandês que jogou por grandes clubes como o Marselha e o Aston Villa, enquanto que Dhorasoo viveu os seus melhores dias como atleta ao serviço do Lyon e do Milan.
As conexões entre o poker e o futebol, no entanto, não acabam por aqui. Conhecendo o potencial que existe nas relações entre as duas modalidades, as maiores marcas de poker do mundo têm mobilizado milhões para incluir os melhores jogadores do mundo em acções e torneios promocionais. Neymar Jr., assim como o nosso Cristiano Ronaldo, são os dois futebolistas mais célebres da actualidade, e são por isso frequentemente escolhidos para ajudar a promover marcas de poker online, torneios dos circuitos profissionais oficiais, e outros produtos relacionados com o jogo. Neymar chegou mesmo a tentar a sua sorte como jogador e conseguiu facturar 18 mil euros num torneio da BSOP (Brazilian Series of Poker) que decorreu em 2018 na cidade de São Paulo.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares