8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoValençaPisos das ruas vão "dar à luz" em Valença

Pisos das ruas vão “dar à luz” em Valença

Aproveitar o tráfego rodoviário das ruas de Valença e transformá-lo em energia suficiente para fornecer a iluminação pública é o futuro da cidade de Valença.

Em declarações à margem da participação no segundo dia do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS), que decorre em Braga no Museu D. Diogo de Sousa até esta quinta-feira, o presidente da Câmara de Valença referiu que o projeto está já em fase de estudo.

“A circulação automóvel ou de bicicletas vai permitir encaminhar a energia produzida pelo contacto com o solo para uns acumuladores, através de sensores na via. Esse armazenamento vai permitir iluminar as ruas”, referiu Jorge Mendes, sem ainda apontar datas.

O autarca refere ainda que “não está colocada fora de parte a criação de lombas em outras zonas da cidade com o mesmo fim”.

“É uma tecnologia que vai permitir a rentabilização de uma energia que se perdia e desta forma contribuir para uma solução amiga do ambiente e para uma cidade mais inteligente”, apontou o autarca de Valença, que, e como confidenciou, era para ser implementada na ciclovia urbana que vai ser construída entre a Fortaleza de Valença, Monumento Nacional, e os polos de coordenação de transportes ferroviário e rodoviário:

“Mas não avançamos porque estamos a candidatar o espaço da fortaleza a Património da UNESCO. A equipa que coordena essa candidatura colocou algumas reticências e optámos por não arriscar”, frisou Jorge Mendes, que está apostado em transformar Valença numa “Smart Happy City”.

“Nunca nos podemos esquecer que não há cidades inteligentes sem pessoas e as pessoas só se sentem bem numa cidade se forem felizes no espaço onde estão inseridas”, destacou.

Também presente na sessão de hoje do FICIS esteve o presidente da Câmara de Ponte de Lima, que anunciou um sistema de monitorização de rios do concelho praticamente  pronto.

“É uma solução tecnológica para detetar, por exemplo, eventuais focos de poluição em tempo real. Uma plataforma digital que vamos colocar em pontos chave dos rios Lima, Labruja, Neiva e Trovela”, confirmou Victor Mendes, referindo que o projeto inicia primeiro no rio Lima e que depois será alargado aos restantes rios que atravessam o concelho limiano.

“A empresa está a trabalhar nesse plataforma para ficar pronta ainda no primeiro semestre deste ano”, sublinhou.

O autarca de Ponte de Lima disse ainda que o concelho vai ficar com cobertura total de fibra ótica.

“É um dos nossos principais projetos, pois hoje em dia a exigência das empresas e cidadãos é muito grande e temos que estar ligados com velocidade na sociedade digital”, vaticinou.

Recorde-se que amanhã, último dia da 5ª edição do FICIS, os presidentes das câmaras municipais de Chaves, Montalegre e Boticas encerram o evento, numa sessão (16h30-18h00) em que vão partilhar ideias para potenciar os respetivos municípios enquanto smart cities e apresentar projetos já implementados no âmbito das práticas inteligentes e sustentáveis.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares