A Câmara de Caminha e o concelho de A Guarda, no âmbito do cartaz das Andainas 2018, vão organizar mais um percurso pedestre, desta feita o “Trilho do Vale do Âncora”. Será no próximo dia 1 de maio e a participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. A saída faz-se a partir de Caminha, pelas 8h00, com concentração junto ao Mercado Municipal. Trata-se de mais uma atividade realizada no âmbito da candidatura do “Rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO”.
O percurso decorrerá no Vale do Rio Âncora, e percorrerá as freguesias de Freixieiro de Soutelo, Riba de Âncora, Âncora, Vile e Vila Praia de Âncora. A caminhada iniciará em Freixieiro de Soutelo, onde se poderá visitar o Santuário da Senhora da Cabeça, local em que se realiza, no domingo de Pentecostes, uma conhecida romaria local.
Regressando novamente às margens do Rio Âncora, o destino será agora os moinhos de A Pardal, em Riba de Âncora, recentemente restaurados, e em funcionamento. A caminhada seguirá pelo baldio de Riba de Âncora até à capela de São Pedro de Varais, em Vile. Os participantes descerão então a encosta e o percurso continuará até Vila Praia de Âncora.
De regresso às margens do rio Âncora, a caminhada seguirá para Âncora na ponte da Torre, e continuará pela praia até à marginal de Vila Praia de Âncora, terminando na Praça da República, local onde os participantes poderão visitar as mostras no âmbito do evento Vila Praia em Flor.
A participação no percurso pedestre “Trilho do Vale do Âncora” é gratuita. A inscrição é porém obrigatória e pode ser feita em [email protected], ou por telefone (258 721 708 ou 914 476 461).