9.5 C
Caminha Municipality
Sábado, 10 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoPáscoa: Cordeiro à moda de Monção nos restaurantes e lares do concelho

Páscoa: Cordeiro à moda de Monção nos restaurantes e lares do concelho

Localmente conhecido como “Foda à Moda de Monção”, este prato com grande tradição no concelho é presença obrigatória nas mesas dos restaurantes e nos lares de muitos monçanenses no período da Páscoa. Por estes dias, a devoção religiosa é acompanhada pela apetência gastronómica.

Os monçanenses são maioritariamente religiosos e participam ativamente nas celebrações da Semana Santa, envolvendo-se nas eucaristias e procissões que acontecem um pouco por todo o concelho e abrindo as suas portas ao compasso pascal que leva a figura de Jesus Cristo ao aconchego familiar.

Esta devoção, que se manifesta nos atos e nas palavras, é acompanhada pela paixão que os monçanenses “emprestam” à gastronomia com pergaminhos e tradição. Neste período religioso e festivo, poucos dispensam um dos pratos mais característicos do concelho: O Cordeiro à Moda de Monção, localmente conhecido como “Foda à Moda de Monção”.

Depois de banhado com vinagre, pimenta, alho e salsa bem picada, o cordeiro vai inteiro ao forno de lenha num alguidar de barro juntamente com o arroz, cuja calda é feita com água de cozer as carnes e algumas pitadas de açafrão. A confeção é demorada e minuciosa. O sabor, genuíno e único, revela-se agradável aos palatos mais exigentes.

O nome brejeiro ou artístico, digamos assim, como é conhecido o Cordeiro à Moda de Monção, reflete o caráter afável, folião e bem-disposto da população monçanense. E porquê “Foda à Moda de Monção?” A história é tão antiga que perde-se no tempo, não sendo possível datá-la com exatidão.

Assim, conta-se que:

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se localmente como “Foda à Moda de Monção”. De tal modo que é frequente, em alturas festivas com particular destaque para a quadra pascal, ouvir o povo exclamar em jeito brincalhão: “Ó Maria, já meteste a foda?”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares