A farmacêutica Zendal, com sede na Galiza, mais propriamente em Porriño, vai criar uma filial em Paredes de Coura.
A notícia está a ser avançada pelo Jornal Faro de Vigo que dedica uma reportagem àquele concelho Alto Minhoto.
A Zendal que começou por se dedicar à fabricação de medicamentos para animais, neste momento a única empresa a fabricar para toda a Europa os antídotos Novomax contra a Covid 19.
A nova unidade que ainda se encontra em fase preliminar, faz parte do plano estreatégico da empresa para os próximos 3 anos.
O referido artigo, com destaque na primeira página, dá a conhecer o concelho de Paredes de Coura e os dois parques industriais ali existentes, Formariz e Castanheira “com excelentes condições” para a instalação de empresas.
Faz ainda referência à existência de um gabinete de apoio ao investidor que tem como objetivo agilizar todos os aspetos burocráticos e administrativos relacionados com a instalação de empresas e ainda na procura de apoios públicos.
De referir que atualmente grande parte do trabalho da fábrica está centrado no combate ao SARS-COV-2. Assim, grande parte da sua força de trabalho, está concentrada na transferência tecnológica necessária á fabricação da vacina COVID para a multinacional Novavax, cujo início de produção está previsto para o final do ano.
Paralelamente, a fábrica já está a funcionar no âmbito do novo contrato com a CEPI (Coligação para a Promoção de Inovações para a Preparação para Epidemias), para a qual ficará encarregue de embalar e vacina selecionada por esta aliança pare fornecimento na UE, com garantia se segurança.
A previsão é que quinhentos milhões de doses de vacinas sejam acondicionadas nas instalações da Zendal.