Um táxi-barco para cruzar o rio Minho, ligando Cerveira a Tominho. Um centro de parapente com partida num país e aterragem no outro. Uma ponte pedonal a ligar as áreas de lazer daqueles dois municípios de dois diferentes países que estão irmanados desde o Verão passado, altura em que celebraram um protocolo de colaboração.
Neste momento, Vila Nova de Cerveira e Tominho estão a promover o debate da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño 2014-2020, através da implementação de quatro Focus Grupos, reunindo população e agentes locais e ainda algumas entidades regionais do Norte de Portugal e da Galiza.
Dos dois primeiros encontros saíram já ideias que o autarca de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, classifica como “excelentes” e que em breve poderão ser aproveitadas pelas duas autarquias.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira admite que são ideias de fácil concretização e que poderão melhorar a vida da comunidade local. Aplaude, por isso, a utilização de focus grupos para a definição da estratégia de desenvolvimento comum Cerveira-Tominho.