Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira transforma-se na “Selva” de Kipling

Data:

Peça de teatro musical da Plateia d’Emoções arranca no Minho e passa por mais quatro cidades. Em paralelo, companhia leva a cena “O Feiticeiro de Oz – um musical de encantar”

“O Livro da Selva”, o clássico intemporal da autoria do escritor norte-americano Rudyard Kipling, sobe na próxima semana ao palco do Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira, para divertir miúdos e graúdos durante três dias, de 13 (quinta-feira) a 15 (sábado). A peça musical tem sessões dirigidas à comunidade escolar, sempre às 10h00 e às 14h30, e, no último dia, uma sessão dedicada ao público (às 10h30).

Trata-se de uma das produções recomendadas pela Rede Nacional de Teatros de Espanha, mas numa nova abordagem cénica criada por Mario Sanchis – que foi destaque na última temporada, com uma estreia bem-sucedida no Coliseu do Porto -, de que a Plateia d’Emoções, companhia artística especializada em teatro musical, detém os direitos.

Mowgli e companhia passarão igualmente pelo Auditório S. Vicente de Alfena, de 18 a 23 (com a sessão de domingo, às 15h00, disponível para o público) e pelo Auditório da Tuna Musical Mozelense, em Santa Maria da Feira, de 26 a 28 do penúltimo mês do ano (igualmente com direito a duas sessões por dia).

Na nova abordagem cénica d’O Livro da Selva o Mowgli surgirá mais travesso, o Baloo mais desajeitado e a Bagheera exibirá uma ternura trabalhada à medida, para contrabalançar a forte personalidade que lhe é conhecida. Os malfeitores da praxe, esses, aparecerão com uma pitada cómica. Tudo isto envolto por figurinos e cenários cheios de volumetria e cor, que fogem às abordagens tradicionais e de que fazem parte transformações, projeções, marionetas e ilusões acompanhadas de canções ao vivo.

Em dezembro, a peça migra para o Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel, no Porto, dos dias 2 a 6, havendo também uma sessão para o grande público, no sábado, às 10h30, para além das duas sessões diárias destinadas aos estudantes das escolas do Grande Porto. As páginas finais de “O Livro da Selva” viram no Centro Cultural de Tábua, nos dias 11 e 12, às 10h00 e às 14h30.

Em paralelo, o coletivo artístico de Vila Nova de Gaia companhia leva a cena “O Feiticeiro de Oz – um musical de encantar”, outro clássico, da autoria do escritor norte-americano Lyman Frank Baum, agora com uma nova versão de palco.

Com estreia em novembro, a peça manter-se-á em cartaz até dezembro, em cinco salas de espetáculos de referência de outras tantas cidades (Leiria, Mealhada, Amarante, Póvoa de Varzim e Vila Nova de Gaia), para transmitir os valores eternos – família, amizade, solidariedade e entreajuda – que ganham um renovado relevo na época festiva mais especial do ano.

“O espetáculo está repleto de humor, num ambiente de muita cor, música e dança, que assegurará diversão abundante às comunidades escolares de várias cidades, bem como às famílias, já que há também sessões abertas ao público”, assegura Cátia Tavaresprodutora executiva da Plateia d’Emoções, atriz que se notabilizou em produções como “Chiquititas”, “Morangos com Açúcar” e “West Side Story” (de Filipe La Féria), entre outras.

Na versão que a Plateia d’Emoções agora criou, sob direção artística de Fernando Tavares, texto e letras originais de Liliana Moreira e direção musical e vocal de André Lacerda, baseada nas premissas da versão original do livro de Frank Baum, Dorothy adormece a ouvir uma história que o seu avô Júlio está a contar e entra num sonho, onde, rapidamente, passa para lá do arco-íris. Onde encontra a Fada Boa, Glinda, e os Munchkins, que vão ajudar a protagonista a encontrar a Estrada de Tijolos Amarelos que a levará até à Cidade Esmeralda, terra do imponente Feiticeiro de Oz, a única pessoa que a pode ajudar a regressar a casa, deixando para trás o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Parceiros da aventura que os leva ao confronto com a Bruxa Má (novamente e sempre caidinha pelos famosos sapatos de rubi da Dorothy), mas sobretudo da viagem que (n)os levam a perceber a importância da solidariedade e da entreajuda – verdadeiras pontes para a felicidade.

De resto, uma mensagem que se enquadra nos conteúdos pedagógicos da comunidade escolar, e que, mais uma vez, faz a Plateia d’Emoções disponibilizar conhecimento adicional aos professores do ensino pré-escolar, básico e secundário que assistem aos espetáculos. Isto através de QR Codes que dão acesso a atividades pedagógicas transversais (desenvolvidas por uma equipa de profissionais com experiência no ensino) que têm por meta dar continuidade, em sala de aula, aos temas desenvolvidos na peça apresentada e criar o gosto pelo teatro e pela música.

Agenda – “O Livro da Selva”

  • De 13 a 15 de novembro – V.N. Cerveira
  • De 18 a 23 de novembro – Alfena
  • De 26 a 28 de novembro – Stª Mª Feira
  • De 2 a 6 de dezembro – Porto
  • 11 e 12 de dezembro – Tábua

Agenda – “O Feiticeiro de Oz – um musical de encantar”

  • 19 e 20 de novembro – Leiria
  • De 27 a 29 de novembro – Mealhada
  • De 3 a 5 de dezembro – Amarante
  • De 9 a 13 de dezembro – Póvoa de Varzim
  • De 16 a 19 de dezembro – Gaia

Sobre a Plateia d’Emoções:

Depois de fundada, em 2011, a Plateia d’Emoções especializou-se em teatro musical. A companhia desenvolve centena e meia de espetáculos por ano e, com frequência, chega a ter em cartaz três peças em simultâneo. Graças ao trabalho de uma equipa composta por mais de 30 profissionais. O coletivo artístico aposta, essencialmente, no desenvolvimento do público do futuro, o seu desígnio maior. As suas plateias são, por isso, constituídas em cerca de 85% por público em idade escolar.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Paredes de Coura investe 400 mil euros em albergue e na segurança do Caminho de Santiago

A Câmara de Paredes de Coura anunciou hoje um...

Previsão de chuva e trovoada coloca 10 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)...

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...