9.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 25 Janeiro, 2025
spot_img
InícioNotíciasPaísPaís: Relatório do INTEC aponta que as desigualdades de rendimento aumentaram

País: Relatório do INTEC aponta que as desigualdades de rendimento aumentaram

Segundo os dados mais recentes do INTEC, as desigualdades nos rendimentos aumentaram e a taxa de atração líquida de trabalhadores por conta de outrem nos municípios do interior foi muito positiva, ao contrário da realidade dos municípios do litoral. Estas são algumas das conclusões do Relatório de Avaliação de Condições de Vida – Melhores Municípios para Viver, Edição 2023, da responsabilidade do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, que comparou os dados mais recentes com os recolhidos em 2019.

O relatório aponta que aumentaram as desigualdades de rendimento, a taxa de mortalidade por doença do aparelho circulatório, o número de médicos e enfermeiros por 1000 habitantes e a percentagem de estudantes que completam o ensino secundário. Já os crimes contra a vida em sociedade, o número de espectadores por habitante em espetáculos ao vivo e o consumo de água por habitante desceram significativamente.

Segundo os últimos dados, não existem diferenças entre litoral e interior na taxa de indivíduos desempregados, bem como na duração média das deslocações diárias. Contudo, a taxa de atração líquida de trabalhadores por conta de outrem foi negativa nos municípios do litoral, enquanto foi considerada muito positiva nos municípios do interior.

O Relatório de Avaliação de Condições de Vida avaliou a qualidade de vida em 308 municípios, em áreas como Ambiente; Comunidade e Participação Cívica; Cultura, Lazer e Desporto; Economia; Ensino e Formação; Emprego; Mobilidade; Saúde; Segurança; Serviços Públicos; Turismo; Urbanismo e Habitação.

Com vista a avaliar a Qualidade de Vida nos municípios portugueses, o INTEC lançou, em 2008, de forma pioneira, a iniciativa M2V, para apresentar o ranking dos Melhores Municípios para Viver, em Portugal. Este ano, na edição de 2023, o projeto tem uma nova modalidade, avaliando as condições de vida nos 308 municípios portugueses, numa perspetiva mais objetiva, avaliando as condições de vida nos municípios. A avaliação da Qualidade de Vida de cada Município será feita posteriormente, a pedido de cada Município.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares