Os reembolsos do IRS deverão começar a chegar hoje às contas dos contribuintes que entregaram primeiro as declarações, segundo anunciou o Ministério das Finanças esta quinta-feira de manhã.
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou as primeiras declarações
de IRS entregues e processou os primeiros reembolsos, que começam a chegar
hoje à conta dos contribuintes, na semana seguinte àquela em que teve início
a campanha de IRS de 2022”, anuncia a tutela em comunicado.
A Campanha de IRS deste ano, relativa aos rendimentos do ano passado, começou a 1 de abril e, segundo o Ministério das Finanças, “está a decorrer com normalidade
e sem constrangimentos”. Os contribuintes podem entregar as declarações até ao dia 30 de julho, independentemente da categoria de rendimentos.
De acordo com o último balanço, até esta quarta-feira tinham sido submetidas mais de 1,7 milhões de declarações de IRS, sendo que em 46% dos casos foi utilizado o IRS automático.
A nota das Finanças recorda que os contribuintes que precisem de ajuda podem recorrer aos vários canais de atendimento da AT, nomeadamente o e-balcão ou o Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).
É também possível recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento prévio ser feito através do Portal das Finanças ou pelos canais telefónicos, acrescenta.
Como consultar o reembolso do IRS
Pode consultar o reembolso do IRS online no Portal das Finanças. Tem de selecionar as opções: Início > Os Seus Serviços > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros. É necessário selecionar o ano (2021) e o tipo de imposto (IRS) e clicar em “pesquisar” para obter o resultado.
Se aparecerem valores nos resultados associados ao Reembolso, carregue em detalhe para saber mais informações. Se ainda aparecer tudo a zeros significa que o reembolso ainda não foi emitido.
Depois de o Estado liquidar o seu reembolso, o dinheiro deve demorar cerca de três dias úteis até ficar disponível na sua conta bancária. Se receber o reembolso por cheque ou vale postal, pode demorar mais.
A entrega da declaração do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) e a confirmação do IRS Automático teve início a 1 de abril e decorre até 30 de junho.