As queixas/contactos sobre turismo na plataforma Reclamar da Deco/Proteste aumentaram 117,65% em 2022, sendo a TAP a mais referenciada, mas os setores mais reclamados foram as telecomunicações, bens de consumo e serviços financeiros.
O setor do turismo e lazer, com 20.773 registos na plataforma, surge em quarto lugar entre os mais reclamados, mas foi o que tem maior aumento face a 2021.
Tal como no ano passado, a companhia aérea TAP surge como a mais referenciada nos contactos à plataforma Reclamar, diz a Deco/Proteste, havendo um pico de contactos no período de férias, motivados essencialmente por atrasos e cancelamentos de voos, overbooking e perdas de bagagens.
No total, a plataforma registou entre janeiro e até 27 de dezembro de 2022, mais de 280 mil contactos.
No terceiro lugar dos mais reclamados e3m 2022 surgem os serviços financeiros, com 31.985 contactos, mais 52,7% do que em 2021, sendo a principal razão das queixas os aumentos das comissões bancárias e a dificuldade de interpretação de cláusulas contratuais.