Mark Eitzel e Dorian Wood estarão no Auditório Municipal Ourense, dentro do ciclo SON Estrella Galicia, na segunda-feira 30 de Outubro e no Domingo 5 de Novembro respectivamente.
Mark Eitzel
O seu nome dispensa qualquer tipo de apresentação. Com os American Music Club, ou na sua já longa carreira a solo, Mark Eitzel escreveu uma das mais belas páginas da música dos nossos tempos. O seu último disco, Hey Mr Ferryman, amplamente celebrado pela imprensa, mostra um Mark Eitzel em plena forma. Nele, o norte-americano assina um conjunto de canções sobre a fragilidade humana, os músicos e a música, misoginia, a longa sombra da história, oceanos, céus e corações. Em concerto com a sua banda, Mark Eitzel apresenta-se em Ourense para continuar a relatar a vida tal como ela é. Celebremos com ele mais uma vez.
Dorian Wood
Há artistas que criam desde a continuidade, alimentando a sua proposta como um rio que cresce em caudal mas sempre desemboca no mesmo local. Não é esse o caso de Dorian Wood (1975, Los Angeles), um mestre da ruptura que nutre o seu discurso com ideias imprevisíveis. Se o seu anterior álbum, Rattle, Rattle (Atonal Industries, 2013), era uma ópera popnográfica que se aproximava de uma revisão obscura de Smile, dos Beach Boys, XALÁ (pronunciado ja-lá), o seu novo disco, escapa às comparações. Como um planeta próprio, XALÁ gravita entre a intensidade dos Swans e a paixão de Chavela Vargas, entre a reivindicação folclórica da banda chilena Inti-Illimani e o compromisso artístico e conceptual do venerado Nick Cave. Dorian Wood é um artista do momento. E este é o momento certo para absorver todo o seu talento.