Festival de Outono da Universidade do Minho realiza-se de 13 a 15 de Outubro em Braga e Guimarães. O programa pretende conciliar aspectos relacionados com o património cultural e artístico das cidades de Braga e Guimarães, com a criação contemporânea no âmbito da música, do teatro, da literatura, da fotografia, entre outros. Trata-se de uma aposta na promoção de diferentes expressões artísticas, incutindo novos hábitos culturais e proporcionando maior conhecimento de diferentes culturas, a todos os estudantes da UMinho – principalmente aos novos – e a toda a população da região.
Concerto de abertura pela Orquestra da U.Minho, no Paço dos Duques, em Guimarães. Destaque ainda na programação para o músico sírio Omar Souleyman, que actuou aquando da entrega do prémio Nobel da Paz, a compositora e ativista Aziza Brahim, que viveu num campo de refugiados e é talvez a mais influente do Sahara Ocidental, o artista luso-angolano Batida, que mistura kuduro e samba, o guitarrista sul-africano Derek Gripper e o projeto afro-peruano Crocodilo Criollo.
Há também clubbing (pós-concerto) no “Insólito”, na Avenida Central, em Braga, com produtores e DJ’s como a veterana Raquel Bulha, o radialista da italiana Rai2 DJ Khalab (música afro-futurista electrónica), os argentinos El G e El Remolón, da mediática ZZK Records, e os portugueses DJ Quesadilla e La Flama Blanca (Music Box & Baile Tropicante).