O Orfeão de Vila Praia de Âncora comemorou, no passado dia 17 de Março, 59 anos de atividade ininterrupta, com um espetáculo que teve lugar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, recentemente reaberto ao público após obras de melhoramento.
Fundado em 17 de Março de 1958 por um grupo de Ancorenses encabeçado pelo então Pároco de Vila Praia de Âncora, Pe. José Pereira Lima, o Orfeão iniciou a sua atividade com o grupo coral, tendo, mais tarde, avançado para outras áreas, nomeadamente o teatro e as danças e cantares regionais, ainda em atividade, e outras secções que já não existem, como é o caso da alfabetização de adultos, gestão da biblioteca fixa nº. 35 da Fundação Calouste Gulbenkian, jardim infantil, defesa do património, escola de música, etc.
Foi seu primeiro diretor artístico o Pe. José Pereira Lima, seguindo-se o Prof. Laurentino Alves Monteiro e o Dr. Francisco Sampaio. Atualmente, e desde 1984, a direção artística está entregue a Francisco Presa.
No dia 17 de Março, no espetáculo comemorativo, entendeu a Direcção do Orfeão homenagear Francisco Sampaio, realçando o papel extremamente importante que teve na dinamização das várias atividades do Orfeão, quer na direção do Grupo Coral – compôs e harmonizou algumas peças musicais -, quer no Teatro – adaptou e encenou algumas peças teatrais -, ou no Grupo de Danças e Cantares Regionais.