Os utentes e funcionários dos lares do concelho de Caminha têm à sua disposição testes de à Covid 19, sempre que haja alguma situação suspeita.
A Câmara Municipal de Caminha contratualizou com um laboratório de referência no Alto Minho a possibilidade de idosos institucionalizados puderem efetuar um teste à COVID 19 no caso de serem referenciados pela IPSS respetiva. Tendo em consideração que os idosos são um grupo de risco acrescido e tendo em vista salvaguardar a saúde de todos os que residem e trabalham nos lares do concelho de Caminha, o Município prontificou-se a assegurar e pagar a realização de testes em pessoas que sejam identificadas por cada uma das instituições.
Até ao momento ainda não houve nenhuma situação que tivesse despoletado a necessidade de se fazer o teste, no entanto o receio que isso possa vir a acontecer existe.
Segundo a vereadora Liliana Ribeiro, vereadora responsável pelo pelouro da ação social, a Câmara está a fazer o acompanhamento diário junto das instituições e até ao momento ainda não foi reportada nenhuma situação.
“Neste momento o maior receio prende-se com aqueles utentes que por qualquer outra patologia que não seja o Covid 19 têm que recorrer ao hospita. Essas pessoas estão a ser testadas e à sua chegada às instituições vão imediatamente para isolamento, mas apesar de todos os cuidados o receio é grande”, explica a vereadora.
No distrito já existe o caso de um utente de um lar em Darque que deu positivo para Covid 19. Trata-se de uma mulher de 80 anos que deu entrada no passado domingo no Hospital de Viana do Castelo. A notícia foi avançada pelo Jornal de Noticias que acrescenta ainda que ontem, segunda feira, uma outra mulher com cerca de 70 anos, utente de um lar em Vila Franca, também em Viana do Castelo, foi transportada, cerca das 16 horas, para o hospital da ULSAM com sintomas de infeção pelo novo coronavírus.
Outros dois utentes de um lar em Arcozelo, Ponte de Lima, terão sido transportados por suspeita de infeção. Um lar em Grade, Arcos de Valdevez, está também com um eventual foco de Covid-19, com suspeita de haver dois idosos e uma funcionária, infetados. Aguardam-se resultados de análises. A instituição, que também inclui Centro de Dia, acolhe perto de meia centena de utentes.