O Governo acrescentou hoje mais dois níveis de risco elevado aos concelhos abrangidos pelas medidas especiais de combate à covid-19, mantendo 47 municípios em Risco Extremamente Elevado, o mais alto na escala.
Caminha e Valença são os dois concelhos do Vale do Minho nesta categoria por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes.
Assim sendo para além das medidas decretadas para todo o país e que são:uso de máscaras obrigatórias nos locais de trabalho; proibição de circulação entre concelhos nos primeiros feriados de dezembro; escolas fechadas nas vésperas dos feriados de dezembro e tolerância de ponto, em Caminha continua a vigorar ao fim de semana e também jos próximos feridos de 1 e 8 de dezembro, a obrigatoriedade de encerramento dos comércios a partir das 13 horas e o recolher obrigatório.
É ainda proibido circular entre as 11 e as 5 da manhã.
No nível de Risco Muito Elevado, o segundo mais grave, estão 80 concelhos por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. No Vale do Minho, não existe qualquer concelho nestas condições.
Em Risco Moderado, estão 65 concelhos, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Da lista de risco saíram esta semana 17 concelhos.
António Costa sublinhou que a lista é dinâmica e será revista de 15 em 15 dias, alinhada com a revisão do estado de emergência.