Para saber como fazer um jardim no exterior é essencial que tenha noção de todos os cuidados e de tudo o que implica realmente ter um. O que queremos com isto dizer é que antes de embarcar em grandes investimentos ou projetos megalómanos (como uma piscina, por exemplo) é essencial que tenha em conta diversos factores (desde o custo, à manutenção) na hora de tomar grandes decisões.
Para começar, a nossa primeira dica é que seja realista. Ou seja, tenha em conta o dinheiro que está disposto a gastar/tem disponível para investir no jardim. Depois, considere o esforço que tudo isso implica, desde o trabalho manual, ao custo económico para manter o investimento que fez. Igualmente importante é considerar as reais necessidades da sua família – ou outros utilizadores da casa – assim como as suas preferências. Contudo, há mais aspectos que deverá ter em conta, ora veja!
O que não pode mesmo ignorar: a configuração do jardim
Obviamente que cada jardim é único, seja quanto à sua configuração, dimensões, características do solo, etc.
Comece por analisar bem o seu, para ter em conta o que pode ou não, realmente, ser feito. Conhecer bem as condições do terreno é essencial, seja o seu objetivo colocar uma piscina, montar uma horta, etc.
Não descure também a questão da privacidade. Ninguém gosta de se sentir observado e a verdade é que muitos acabam por não aproveitar como desejariam o exterior, por se sentirem muito expostas aos olhares, seja dos vizinhos, seja de quem passa. Para isso, uma cerca pode ser uma solução, mas verá que, também plantas e móveis de jardim, lhe podem ajudar nesse sentido.
O que deve considerar antes de fazer uma piscina
Ter uma piscina no jardim costuma ser uma petição comum. A ideia de estar à beira da piscina, numa espreguiçadeira jardim, a aproveitar os dias de sol em família é, de facto, um deleite. Contudo, tenha em conta que uma piscina custa a manter – e quando dizemos que “custa”, não nos referimos apenas aos gastos de água ou aos produtos e equipamentos (filtros, bombas, robots de limpeza, etc.) associados.
A par disso, pense também no trabalho que terá a cobrir e a destapá-la (antes e depois de cada uso), assim como a cuidar da água ou a fazer a limpeza da mesma – desde folhas secas a insectos mortos, há sempre algo que acaba a boiar na água da piscina e que precisa de ser limpa.
Será que vale mesmo a pena todo este esforço?
O que ter em conta quanto à jardinagem
Embora a jardinagem seja para muitos uma atividade relaxante e bastante prazerosa, a verdade é que nem todos sentem o mesmo – em qual destes grupos é que se insere?
Pense também que um jardim representa um trabalho constante e diário.
Igualmente importante é a escolha das plantas ou flores que deseja plantar. Afinal, da mesma maneira que não custam todos o mesmo (há espécies que podem ser bem caras!), também os cuidados a ter são bem diferentes. Existem plantas que exigem uma dedicação extrema e cuidados muito especiais. Outro factor que deve ter sempre em conta é a o clima do local onde vive, para se assegurar que escolha para o seu jardim as plantas certas.
Como pode ver, na hora de preparar um jardim, é muito importante não se deixar levar pelo impulso, nem por aquilo que os outros têm. Seja realista e pense no que é melhor para si!