A nona edição do Festival Internacional de Cinema de Pontevedra, Novos Cinemas, realiza-se entre 10 e 15 de dezembro com uma programação repleta de cinema emergente, estreias internacionais e destaque especial para o cineasta inglês Maxime Martinot.
O filme de abertura do festival foi realizado por Alberto Gracia , do Ferrol , que apresentará a sua terceira longa-metragem de sucesso, La Parra . Este filme chega a Pontevedra depois de passar por prestigiados festivais.
Maxime Martinot será o protagonista da aposta internacional desta edição, sendo esta a sua primeira retrospetiva internacional num festival. O guionista, editor e diretor francês, que há mais de dez anos desenvolve uma obra que mistura a estica do cinema documental, da ficção e do cinema ensaio.
O encerramento da nona edição ficará a cargo da realizadora ourensana Paula Veleiro , que encerrará o festival com a estreia de “Sepáraste moito”,, filme profundamente pessoal desenvolvido nos laboratórios dos Novos Cinemas, na sua sexta edição e produzido por Brais Romero.
Existem várias representações portuguesas no certame como já vem sendo habitual desta vez com uma carta branca ao Festival Internacional de Cinema Documental (MDOC) com o filme “As melusinas à margem do rio”, de Melanie Pereira.
Muito cinema para ver no Teatro Principal de Pontevedra (e noutros espaços) de 10 a 15 de Dezembro de 2024