A Delegação de Caminha – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Vila Praia de Âncora abriu oficialmente portas no passado dia 3 de março de 2026, pelas 8h30, marcando o início de uma nova resposta no apoio à pessoa com deficiência no concelho de Caminha.
A concretização deste projeto contou com o apoio da Segurança Social e da Câmara Municipal de Caminha, entidades que contribuíram de forma determinante para a criação de uma estrutura dedicada à promoção da inclusão, capacitação e coesão social.
A origem do projeto remonta a 2022, com a aprovação da candidatura ao programa Pares 3.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração. O novo equipamento tem capacidade para acolher 30 utentes e está instalado no edifício da antiga escola de Vilarinho, propriedade do município, que foi alvo de requalificação num investimento superior a 800 mil euros.

O CACI dispõe atualmente de instalações modernas e totalmente equipadas, incluindo salas de trabalho, gabinetes especializados, sala de convívio, refeitório e um amplo espaço exterior, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro.
Desde a sua abertura, os utentes participam diariamente em diversas atividades destinadas a estimular diferentes áreas do desenvolvimento. Entre as iniciativas promovidas destacam-se atividades em atelier, atividades aquáticas, sessões de psicomotricidade em grupo, acompanhamento técnico especializado e participação em eventos comunitários, com o objetivo de promover a inclusão e a visibilidade das pessoas com deficiência.




Para as famílias, esta nova resposta social representa uma mais-valia, ao oferecer um acompanhamento ajustado às aptidões, interesses e expectativas dos utentes, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
Entre os momentos já assinalados no CACI destacam-se a celebração do Dia Internacional da Mulher, o Dia Mundial da Árvore, o aniversário de uma utente, bem como atividades ao ar livre e ações de sensibilização e capacitação.
A instituição deixa um agradecimento a todos os que contribuíram para a concretização do projeto, com destaque para a Segurança Social e a Câmara Municipal de Caminha, bem como para a Direção da APPACDM de Viana do Castelo e para as famílias, pela confiança depositada.



