9.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 26 Outubro, 2020
Início Notícias Cultura Neopop - De 8 a 11 de Agosto em Viana do Castelo,...

Neopop – De 8 a 11 de Agosto em Viana do Castelo, a capital do Techno

Apelidar um festival de música eletrónica de “evento cultural” pode parecer uma heresia para muitos – tendo em conta que nem toda a gente é fã dos estilos musicais que nos são apresentados – mas é uma proeza que só o Neopop consegue.

Poucos são os festivais que envolvem toda a localidade onde se realizam e se alastram pelas suas artérias de forma tão orgânica, trazendo o mundo urbano e eletrónico ao mundo “rural” de forma tão gratificante e lucrativa para ambas as partes.

Em 2017, assistimos a uma simbiose perfeita entre a cidade de Viana do Castelo e o festival Neopop, começando pela exposição The Art of Techno, nos Antigos Paços do Concelho, em plena Praça da República, passando pela famosa frase de José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo na apresentação do festival deste ano: “Espero que possamos continuar a trabalhar em conjunto a promover a música techno (…)”. Quantas vezes ouviram um presidente de Câmara proferir estas palavras? Eu só ouvi uma vez.


Este ano, a fasquia é elevada. E a premissa é maior: Viana do Castelo, capital do Techno. Sim, existe mesmo um site e uma petição, que podem encontrar aquiGustavo Pereira, organizador do festival, explica-nos como surgiu a iniciativa.


Tal como nos anos anteriores, o festival não se fica apenas pelo Forte de Santiago da Barra. A Redbull Music, parceiro inseparável do Neopop, apresenta dois espetáculos exclusivos no Teatro Sá de Miranda. ‘Clark presents Death Peak’ e ‘GPU Panic’ no dia 10, ‘James Holden & The Animal Spirits’ e ‘Surma’ no dia 11.


Mas este ano há mais novidades. Esta edição conta com mais um dia (quarta feira dia 8), de entrada gratuita, com nomes que não deixam ninguém indiferente. Ludovic Navarre, mais conhecido por St. Germain, é um deles.


Para os restantes dias e como já é habitual, o Neopop apresenta um cartaz coeso, com dois palcos – Neo Stage e Anti Stage – e os melhores nomes nacionais e internacionais da atualidade. Nina Kraviz, Jeff Mills, Ben Klock, Ricardo Villalobos, Josh Wink, Kink ou Solomun são apenas alguns.


“Is this real?”, perguntava a organização aos festivaleiros em 2016. “It is real!”, lia-se à entrada. Este ano, o Neopop é o real e o “upside down”, no mesmo sítio, à mesma hora, no mesmo plano.

A 14ª edição do Neopop acontece nos dias 8, 9, 10 e 11 de Agosto junto ao Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo. Ainda é possível adquirir bilhetes no site, através do facebook, e claro, no próprio dia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Covid 19: Espanha com novo estado de emergência que permitirá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou hoje o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar...

Valença: Município devolve 1 milhão de euros às famílias

Valença aprovou a devolução total da percentagem municipal do I.R.S. às famílias, para o próximo ano, a maior percentagem de sempre. Em cinco anos...

V.N.de Cerveira: Concluída intervenção na EN 13

Fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Infraestruturas de Portugal – IP foi concluída, na passada quinta-feira,...

V.N. de Cerveira: Covid-19 continua a condicionar relações transfronteiriças.

Com a proibição de circulação entre concelhos no continente decretada pelo Governo de Portugal, entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro,...