8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoNatação: Ana Rodrigues pulveriza dos Recordes Nacionais em Estarreja

Natação: Ana Rodrigues pulveriza dos Recordes Nacionais em Estarreja

natacao 1

No fim de semana, 4 e 5 de dezembro de 2021, os atletas do concelho de Caminha, em representação das cores da Escola Desportiva de Viana, Luana Castro, Rita Cunha, Ana Rodrigues, Guilherme Barreto e Hugo Guimarães acompanhados pelo seu técnico Rafael Ribas, rumaram ao Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, com o objetivo de alcançar a manutenção na 2ª divisão masculina e feminina, no Campeonato Nacional de Clubes. Nesta competição, estiveram presentes 22 clubes femininos e 23 clubes masculinos, perfazendo um total de 401 atletas em competição.

A equipa masculina superou o objetivo de alcançar um TOP 10 neste nacional, com um total de 259 pontos, ficando em 9º lugar. O 6º classificado (Leixões) ficou a apenas 11 pontos de diferença. As equipas promovidas à 1ª divisão foram o Vitória de Guimarães, Bairro dos Anjos e Natação de Olhão.

A equipa feminina conseguiu alcançar um excelente 5º lugar, com 315 pontos. O objetivo traçado foi plenamente superado, ficando a 22 pontos do 3º classificado (Vitória de Guimarães) que foi promovido à primeira divisão, assim como o Gesloures e o Colégio Efanor.

Ana Rodrigues, atleta residente em Vila Praia de Âncora, foi o grande destaque destes campeonatos a nível individual, alcançando dois Recordes Nacionais nas provas de 50 e 100m bruços (piscina curta). Nos 50m bruços, a Ana superou o seu anterior recorde pessoal e nacional de 30.79 que datava de julho de 2021, com a marca 30.70.

Nos 100m bruços, com a marca de 1.06.82, a Ana superou o anterior Recorde Nacional de 1.07.17, que pertencia à Diana Gomes desde 2009. Aos 27 anos, alcançar um recorde nacional que já durava há 12 anos, é sem dúvida um grande feito. É um excelente indicador, que valida todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no último ano de trabalho.

Com estas duas provas, a Ana fez as duas melhores performances dos campeonatos do setor feminino e masculino, com uma pontuação 805 aos 50m bruços e 812 aos 100m bruços. Com estes dois recordes, a Ana tem atualmente 8recordes nacionais seniores e absolutos (50 e 100m bruços piscina longa e piscina curta, 50 e 100 livres piscina longa, 100 livres e 100 estilos piscina curta).

O bom trabalho que tem vindo a ser feito na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora, com os atletas do concelho de Caminha, juntamente com todo o apoio da Câmara Municipal de Caminha e todos os envolvidos, tem dado muitos frutos com resultados de excelência no panorama nacional e internacional.

Agora é tempo de repor as energias durante o mês de dezembro, para que o ano 2022 seja ainda melhor 2021. Boas festas e bons treinos!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares