O número de ecopontos foi reforçado em Monção. Não só na sede do concelho como em várias freguesias. Um reforço que está relacionado com o aumento de pessoas nesta altura do ano – provocando um maior consumo – mas não só. “Além de contribuir para uma recolha mais alargada e efectiva dos resíduos produzidos por cada família e estabelecimentos de restauração, este reforço de unidades de recolha tem subjacente uma mensagem de consciencialização ambiental junto da população monçanense”, explica a edilidade.
Os ecopontos destinam-se à recolha de vidro, papel e embalagens, encontrando-se situados nas proximidades de locais de grande produção de resíduos sólidos urbanos, nomeadamentecafés e restaurantes. Ao todo, estão a ser colocados 30 ecopontos para vidro, 11 para papel e 11 para embalagens.
A iniciativa, com o apoio da Valorminho, “envolve o estabelecimento de um compromisso entre todos para a limpeza do nosso concelho, o qual implica a concretização de vários passos”. “Estes deverão ser seguidos por todos que utilizam os ecopontos e os demais suportes de recolha de resíduos como, por exemplo, contentores ou equipamentos subterrâneos”.
Assim, a autarquia solicita o acondicionamento do lixo doméstico emsacos de plástico bem fechados; depósito no interior dos contentores ou equipamentos subterrâneos; Fecho das tampas após a sua utilização; e sempre que os recipientes estiveram cheios, procurar um próximo que não esteja.