18.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoMonçãoMonção vai receber "o mundo" encantado com a 3ª melhor da Europa

Monção vai receber “o mundo” encantado com a 3ª melhor da Europa

O Cine Teatro João Verde recebe na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, uma conferência internacional sobre as vias verdes da Europa com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O objetivo geral é destacar o papel destes corredores ecológicos na concretização de um desenvolvimento sustentado e turístico. A iniciativa acontece, recorde-se, numa altura em que a Ecopista do Rio Minho foi recentemente galardoada como a 3ª melhor Via Verde da Europa. A distinção foi alcançada , em Limerick, na Irlanda, nos European Greenway Awards.

Com início às 9h00, a sessão de abertura conta com as presenças de Antonis Christopoulos, da Agência para Pequenas e Medias Empresas, da Comissão Europeia, e de Mercedes Muñoz, diretora da Associação Europeia de Vias Verdes.
Ao longo da manhã, serão abordados vários painéis relacionados com a importância das vias verdes na criação de um turismo sustentado na Europa, o projecto Greenways4all e o seu impacto no território, e boas práticas nas vias verdes como oportunidade para a cooperação internacional.
Será igualmente debatida a promoção das vias verdes como produtos turísticos de excelência, bem como apresentados ao público presente alguns exemplos práticos de corredores verdes na Europa. À tarde, com início às 16h00, decorre uma caminhada pela Ecopista do Rio Minho.
Este seminário internacional pretende ainda incrementar o intercâmbio e a colaboração entre os agentes públicos e privados, de forma a potenciar um conceito de via verde acessível a todos e para todos com vantagens desportivas, recreativas e turísticas.

Municípios do Vale do Minho pedalam pela Ecopista no próximo domingo

Os municípios do Vale do Minho organizam no próximo domingo a iniciativa “Pedalar e Caminhar pelas Greenways”. A iniciativa acontece precisamente no âmbito das celebrações da Ecopista do Rio Minho como a 3ª melhor Via Verde da Europa.
A atividade começa em Seixas (Caminha), às 9h00 e termina em Monção, às 12h15, no Parque da Lodeira, junto à ponte internacional sobre o rio Minho. Ao longo do percurso, estão programadas passagens do testemunho entre Lanhelas (Caminha) e Gondarém (Vila Nova de Cerveira), às 9h30, entre Vila Meã (Vila Nova de Cerveira) e São Pedro da Torre (Valença), às 10h30, e entre Friestas (Valença) e Lapela (Monção), às 11h45.
A aposta concertada dos municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha permitiu potenciar a Ecopista criando um corredor verde, paralelo ao rio Minho, com 46 quilómetros de extensão que proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, ribeiros e panorâmicas sobre o rio minho, margem galega e património edificado.

A Ecopista atravessa os quatro concelhos, destinando-se a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha e skate. A sua procura tem permitido reforçar a oferta turística da região com um produto de natureza excelente que presenteia os utilizadores com alguns dos aspetos mais cativantes do Vale do Minho.
Refira-se que o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho entre as localidades de Monção e Valença, numa extensão total de 17 quilómetros, foi inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004 pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Jorge Borrego.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares