A recolha de 17.500 rolhas, feita por alunos do agrupamento de escolas de Monção, no âmbito do concurso “rolhas que deixam marca” vai resultar na plantação de 3.500 carvalhos-alvarinho nas florestas do concelho, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Monção, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que, além dos alunos do ensino público, o desafio de recolha das rolhas foi lançado aos alunos EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, EPRAMI, ao Colégio do Minho e à Santa Casa da Misericórdia.
O concurso insere-se no projeto “Green Cork”, da Quercus, e “as turmas que recolheram e entregaram o maior número de rolhas serão premiadas, no sábado, 16:00, durante a Feira do Alvarinho de Monção.
O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, e o coordenador dos Projetos Green Cork, Floresta Comum e Aldeias SuberProtegidas, da Quercus, Pedro Sousa, entregarão os vencedores uma placa alusiva à campanha, com inscrição do nome da escola e turma, possibilitando-lhes, desta forma, a identificação da fração de terreno plantado com carvalhos-alvarinho.