Promovido pelo Clube de Cicloturismo Monção, com apoio da Câmara Municipal de Monção, o mítico passeio de BTT Portela XVIII, que proporciona aos participantes uma jornada desportiva com muita adrenalina, animação e camaradagem, tem lugar no próximo domingo dia 6 de abril..
A concentração tem lugar na EB1 Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, pelas 08h00. Uma hora depois, tem início o passeio de BTT, compreendendo um percurso aproximado de 35 quilómetros pelos lugares de montanha de algumas freguesias do Vale do Gadanha.
Com a presença assegurada de amantes das duas rodas oriundos de diferentes regiões de Portugal e da Galiza, esta prova emblemática no calendário de BTT do Norte de Portugal e da Galiza, engloba, também, uma caminhada de 10 quilómetros, bastante participada pelos acompanhantes dos ciclistas.