17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoMonção: Certificação do "Caminho Minhoto Ribeiro"

Monção: Certificação do “Caminho Minhoto Ribeiro”

Considerado um dos mais antigos percursos de peregrinação a Santiago de Compostela, o Caminho Minhoto Ribeiro tem duas entradas no concelho de Monção: Portela e Merufe (Portela de Alvite).
Os seis municípios portugueses do Caminho Ribeiro Minhoto (Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço) assinaram, esta manhã, um acordo de cooperação institucional, visando a certificação daquele caminho, considerado um dos mais antigos percursos de peregrinação a Santiago de Compostela.
A cerimónia, presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, teve lugar em Cevide, Melgaço, ponto de ligação do Caminho Minhoto Ribeiro entre Portugal e Galiza. Marcaram presença autarcas dos seis municípios, o Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Luis Pedro Martins, bem como representantes da Junta da Galiza, Jacobeo, autarcas galegos, e associação do Caminho Minhoto Ribeiro.
Com a celebração deste protocolo, os municípios mencionados e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) comprometem-se a desenvolver um trabalho conjunto de gestão do itinerário, visando a certificação, promoção e dinamização do Caminho Minhoto-Ribeiro, assumindo o Turismo do Porto e Norte a responsabilidade de entidade gestora do Itinerário.
Conforme referiu António Barbosa, por ocasião da assinatura do protocolo de revitalização do caminho, em dezembro passado, “este projeto mostra que os municípios estão unidos e centrados numa estratégia turística do território como um todo”, sublinhando que “o Caminho Minhoto Ribeiro resultará em benefícios futuro para toda a região”.
O Caminho Minhoto Ribeiro tem duas entradas no nosso concelho: Portela e Merufe (Portela de Alvite). A entrada por Portela segue o curso do Vale do Gadanha e corresponde, genericamente, ao traçado de uma via romana que ligaria os atuais municípios de Arcos de Valdevez e Monção, passando por Luzio, Barroças e Taias, Pias, Pinheiros, Troporiz, Cortes e Monção.
A entrada por Merufe (Portela de Alvite) atravessa Longos Vales, Cambeses e Monção, apresentando vários elementos patrimoniais importantes como os dois mosteiros mais antigos do concelho (Mosteiro de S. Pedro de Merufe e Mosteiro de S. João de Longos Vales), bem como diversas quintas com significado histórico.
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares