A iniciativa, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo regional norte, teve início no passado dia 15 de outubro e vai prolongar-se até dia 31. Estão previstas várias atividades destinadas a incentivar a população na prevenção e diagnóstico do cancro da mama.
Estão pensadas diversas iniciativas que visam chamar a atenção para esta problemática, nomeadamente distribuição de laços rosa por todos os funcionários do município e inserção de imagem alusiva à iniciativa no portal municipal e na rede social Facebook.
A campanha prevê ainda a colocação de um laço rosa nas fachadas dos Paços do Concelho, Serviços Técnicos e Administrativos (Casa do Loreto), Cine Teatro João Verde, Casa do Curro, Arquivo Municipal, Biblioteca Municipal e Complexo de Piscinas Municipal. Está igualmente previsto um workshop formativo sobre “Sexualidade, HPV e Cancro”, na Biblioteca Municipal de Monção.
O movimento conhecido como Onda Rosa nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.