Monção dá mais um passo no reforço de laços com Salvaterra do Minho com o projecto do passaporte transfronteiriço de compras de Natal. Uma iniciativa dinamizada pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço. O presidente, Américo Temporão, explicou à Rádio Caminha que o objectivo é dinamizar o comércio dos dois lados da fronteira.
Os consumidores habilitam-se a prémios de quase dois mil euros se tiverem compras registadas em Monção e em Salvaterra.
A quadra natalícia é aproveitada, em Monção, para reforçar os laços com Salvaterra, na Galiza. De tal forma que a animação de Natal foi toda pensada de forma a dinamizar as duas margens.
Amanhã, por exemplo, o Pai Natal chega de barco, às 15 horas, às duas margens do rio Minho, cais da Lodeira (Monção) e de Salvaterra do Minho.
No fim-de-semana, o Sábado reserva, pelo segundo ano consecutivo, a “Prova Solidária S. Silvestre”. Com saída de Monção e chegada a Salvaterra, trata-se de uma prova de atletismo que une as duas localidades vizinhas com o cordão da solidariedade.
Quem quiser participar terá de entregar alimentos não perecíveis à organização, que posteriormente serão distribuídos pelos bancos alimentares de ambos os municípios às famílias mais desfavorecidas. No ano passado estiveram presentes cerca de 300 atletas.Este ano, a organização espera ultrapassar esse número.