6.1 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 11 Dezembro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMoledo: Casa Alves Costa pode perder candidatura à UNESCO por falta de...

Moledo: Casa Alves Costa pode perder candidatura à UNESCO por falta de protocolo da Câmara

A Casa Alves Costa em Moledo, um projeto do arquiteto Siza Vieira, está em vias de classificação nacional e é candidata a Património Mundial da UNESCO. A informação foi avançada pela vereadora Liliana Silva na última reunião do executivo. Segundo a eleita, trata-se de um processo iniciado há dois anos e as Câmaras participantes, correspondentes aos municípios com obra do renomado arquiteto, à exceção de Caminha, já fizeram o respetivo protocolo com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (promotora da classificação), no valor de apenas 10 mil euros cada. A falta do protocolo pode, segundo a oposição, pôr em causa todo o processo de candidatura daquele imóvel.

Para Liliana Silva a Câmara de Caminha já deveria ter assinado o protocolo de colaboração com aquela faculdade, por forma a não se perder esta candidatura, algo que poderá vir a acontecer caso a Câmara não o faça. Segundo a vereadora é um assunto muito pertinente.

 

No entender da vereadora da OCP, “este sim, é um investimento na valorização do nosso património e território e não se entende esta inércia por parte do presidente da câmara” no reconhecimento da obra no concelho de Caminha de um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.

 

Liliana Silva deixou um apelo ao presidente da Câmara para que o referido protocolo seja feito e assinado com urgência, que seja levado a reunião de Câmara para ser aprovado, “sob pena de se perder esta candidatura”, alertou.

 

Sobre este assunto o presidente da Câmara de Caminha nada disse.

Recorde-se que em agosto deste ano, foi publicado em Diário da República, um despacho do Instituto do Património Cultural com vista à classificação patrimonial daquele imóvel.

De acordo com o despacho, a “abertura do procedimento de classificação”, propriedade do arquiteto Alexandre Alves Costa, coloca já sob proteção o imóvel e fixa uma zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos).

Caminha: Casa projetada por Siza Vieira em Moledo em processo de classificação patrimonial

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares