13 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 23 Janeiro, 2025
spot_img
InícioNão CatalogadaMolas de gás da bagageira: Como funcionam e como substituí-las?

Molas de gás da bagageira: Como funcionam e como substituí-las?

Estes componentes são comuns em automóveis modernos. Usam-se tipicamente aos pares para abrir, suster e fechar convenientemente o capô e a porta da bagageira. Durante a abertura, as molas de gás do porta-bagagens complementam a força muscular. Por força própria, elevam verticalmente a massa a que estão sujeitas a partir de certo ponto de distensão. Depois, sustêm essa massa em segurança. Durante o fecho, os componentes amortecem o movimento de descida reduzindo impactos.

molas

Imagem tirada da autopecasonline24.pt

Ao contrário de molas helicoidais convencionais, que armazenam energia potencial deformando-se elasticamente, molas a gás retêm energia hidraulicamente. São basicamente compostas por um cilindro fechado que contém gás pressurizado, bem como por um pistão móvel hasteado, que se ajusta ao interior do cilindro e o separa em duas câmaras de volume variável. O pistão dispõe, além disso, de um orifício que permite a passagem de gás de uma câmara para outra. A haste do pistão está vedada por meio de retentores. Há também uma pequena quantidade de óleo de lubrificação. A fixação é feita pela base do cilindro e pela ponta da haste do pistão.

Funcionamento

A pressão exercida pelo gás é igual em ambas as câmaras do cilindro, devido ao orifício do pistão. O gás gera uma força resultante no pistão por gerar duas forças de vetores opostos nas superfícies opostas do pistão. Como a área do pistão é menor do lado hasteado do que do lado não-hasteado, a força resultante gerada no pistão distende a mola.

Além disso, a compressão do componente provoca uma redução de volume no cilindro, dado que a haste do pistão ocupa espaço. A compressão provoca, portanto, um aumento de pressão no cilindro e, respetivamente, um aumento da força gerada pelo gás. Em estado comprimido a força de distensão é, como tal, maior do que em estado distendido. Esta relação é denominada por progressão da mola.

Outro fator que influencia a força de mola é a temperatura. Uma descida da temperatura provoca uma redução da pressão gerada pelo gás, pelo que a força se reduz também. Este efeito é inverso para subidas de temperatura.

Como substituir?

As molas de gás não necessitam de manutenção. Por norma são substituídas ao atingir o fim de vida útil. Um arranjo pode tornar-se mais dispendioso do que a aquisição de novos componentes. Sinais típicos que indicam o fim de vida útil são sons de chiados e uma diminuição da força de distensão. Ao longo do tempo o componente perde gás.

A substituição é fácil. A fixação dos componentes é feita por meio de um clipe que retém uma articulação esférica. Basta abrir o clipe da base e do topo do componente com uma ferramenta pontiaguda para substituí-lo. Devem ser substituídos aos pares.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares