Fruto de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia e a Cooperativa Hope está prestes a surgir em Viana do Castelo um Centro em Intervenção Especializada em Demências da região.
Ultimadas as conversações entre os responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia e os representantes da Cooperativa Hope, está concluído um protocolo de cooperação entre as duas instituições que vai ser assinado em cerimónia marcada para a próxima Sexta-feira, dia 12, às 11 horas, nas instalações da Santa Casa, ao Passeio das Mordomas da Romaria.
Segundo avança fonte da Misericórdia de Viana, “este acto reveste-se da especial importância por tratar-se de uma unidade em intervenção especializada em diversas demências, incluindo a modalidade Snoezelen, uma terapia à base de estimulação sensorial, orientada para pacientes de especial complexidade como sejam os afectados pela doença de Alzheimer”.
A unidade vai ser instalada no imóvel propriedade da Santa Casa situada na Rua José Espregueira, onde já funcionou uma creche, e que actualmente se encontra devoluto. Vão ser realizadas, entretanto, obras de adaptação.
Funcionando como centro de dia, este serviço destina-se não só ao trabalho directo com os pacientes durante o tempo de permanência no centro, como ainda à formação dos cuidadores, nos quais se incluem não só os técnicos como os próprios familiares que no dia-a-dia lidam com esta tipologia de doentes
Por outro lado, a frequência do centro de dia por parte dos doentes permitirá ainda aliviar os seus familiares do estresse e ansiedade próprios de quem com eles permanentemente convive, libertando-os, desse modo, para momentos de maior liberdade e distensão.