10.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 24 Novembro, 2020
Início Distrito Caminha Ministro garante intervenção em Vila Praia de Âncora até ao final do...

Ministro garante intervenção em Vila Praia de Âncora até ao final do ano. Em Moledo vai avançar já.

O ministro do Ambiente esteve esta manhã na praia que abrange as freguesias de Âncora e Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, para garantir que vai mesmo avançar a intervenção para minorar os efeitos provocados pelo mau tempo das últimas semanas. O mar engoliu a duna dos Caldeirões, abriu um canal de ligação ao rio e tapou a foz do Âncora, pondo em risco os ecossistemas locais e a rede de escoamento de águas pluviais de Vila Praia de Âncora.

Jorge Moreira da Silva enterrou os pés na areia da praia que conhece desde criança e onde passou os Verões para avaliar, no local, os estragos provocados pelo mar e avançou pormenores sobre a intervenção que vai ser feita em Vila Praia de Âncora, avaliada em 1,4 milhões de euros.

As obras mais urgentes vão arrancar nas próximas semanas, ficando agendada para Setembro, após a época balnear, uma intervenção de fundo para tentar repor a duna.

 

 

O Ministro do Ambiente garantiu ainda em Vila Praia de Âncora que esta terça-feira abriu um concurso no âmbito da Reprogramação do Plano Operacional de Valorização do Território para financiar as intervenções urgentes, que não estavam planeadas e cabimentadas no Orçamento de Estado e no Financiamento comunitário.

Um desses casos é Vila Praia de Âncora, com uma intervenção avaliada em 1,4 milhões de euros, financiada através deste concurso.

 

 

A intervenção para a recuperação da duna dos Caldeirões, nas freguesias de Âncora e Vila Praia de Âncora, vai ser dividida em três etapas: a primeira, que deverá estar concluída em Março/Abril, passa pela elaboração  do projecto técnico de execução. Entre Abril e Agosto deverá ser feita a contratação da empreitada e entre Setembro e Dezembro deste ano a execução dos trabalhos.

Antes disso, avança a abertura de um canal na antiga foz do rio Âncora para a drenagem das águas fluviais.

O ministro revelou ainda que em Moledo, a intervenção já foi adjudicada por 400 mil euros e deverá avançar nos primeiros dias de Março, prevendo-se a conclusão ainda antes do início da época balnear.

A intervenção passa pelo reforço do cordão dunar através da colocação de geotubos com areia.

Trata-se de uma intervenção considerada urgente desde 2011, altura em que o mar galgou a duna, pôs um moinho em risco e ameaçou várias habitações localizadas na primeira linha de costa.

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, que recebeu o Ministro do Ambiente, congratulou-se com o avanço da obra em Moledo e admitiu que, em Vila Praia de Âncora, a situação é um caso ímpar e que as autoridades reagiram prontamente para tentar minorar o problema.

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Albergue e espaço Cowork abre portas em Vila Praia de Âncora no próximo ano

Vila Praia de Âncora vai acolher um projeto pioneiro no concelho de Caminha. André Verde e Patrícia Labandeiro estão a perseguir um sonho com...

Viana do Castelo: Detido por extorsão

A GNR deteve um homem de 43 anos por extorsão no concelho de Viana do Castelo. Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana...

Serra d’Arga: “Reflorestar a Cantar”, uma história contada pelo “O Minho”

A iniciativa teve lugar este fim-de-semana, mais precisamente no último sábado, em São Lourenço da Montaria e é contada pelo Jornal "O MINHO". "A ideia...

Covid 19: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

As áreas destinadas ao tratamento de doentes com Covid-19 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam esta segunda-feira uma taxa de...