17.4 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 19 Março, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoMinistro da Economia preside ao ato de formalização do Revive para o...

Ministro da Economia preside ao ato de formalização do Revive para o Castelo de Cerveira

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esteve esta sexta-feira, em Vila Nova de Cerveira onde presidiu ao ato de formalização do Programa REVIVE para o Castelo de Cerveira.

Sublinhando uma ideia “ambiciosa, interessante e inteligente”, o governante afirmou a importância do REVIVE na valorização dos elementos históricos e valorização cultural.

Sobre o Castelo de Cerveira, o Ministro Adjunto e da Economia disse que “seria muito bom assinalar os 700 anos de Cerveira no Castelo revivido”.

Após este ato formal, o próximo será o concurso público que será publicado em Diário da República, seguindo-se um prazo de 90 dias para apresentação de propostas de investidores privados”.

O Revive, lançado pelo Governo em 2016, é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças,  e abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos.

O castelo de Cerveira, com origens no século XIII, foi mandado construir pelo rei Dom Dinis. Classificado como monumento nacional ali funcionou até finais de 2008  uma pousada com o mesmo nome. Na altura, enquanto Pousada de Portugal, integrava o grupo Pestana, que a encerrou a pretexto de obras de reabilitação.

A partir daí, tanto o anterior executivo municipal como o atual têm tentado ultrapassar o impasse, face a várias manifestações de interesse de promotores privados e, como forma também de travar o estado de degradação do imóvel.

O Castelo de Cerveira, propriedade da Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), é um dos dez edifícios incluídos no programa Revive para serem concessionados a privados, com o compromisso de que sejam recuperados, reabilitados e acessíveis ao público.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares