18.6 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoMinho: Municípios juntos na promoção do Caminho de Santiago

Minho: Municípios juntos na promoção do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com os municípios de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos com vista à valorização do Caminho Central Português para Santiago de Compostela.
No centro da iniciativa está o mais antigo e mais percorrido Caminho até Santiago de Compostela em território português e aquele que criou a tradição e a dinâmica do Caminho em Portugal.
O ato de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Barcelos e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, da Vice-Presidente, Ana Paula Xavier, dos presidentes da Junta de Freguesia de Fontoura, da União de Freguesias de Gandra e Taião e da União de Freguesias de Arão, Cristelo-Covo e Valença.
José Manuel Carpinteira, destacou, o papel central dos presidentes de junta, a quem deixou uma palavra de reconhecimento e agradecimento. “Os presidentes das Juntas de Freguesia são os que estão no território, são os verdadeiros embaixadores do território e estão no terreno ajudando, assim, a criar as melhores condições aos peregrinos que fazem o caminho”.
Aumentar a notoriedade nos mercados nacionais e internacionais, com vista a promover os territórios entre Porto e Valença enquanto destinos turísticos para visitar; Mobilizar o turismo interno e externo e recuperar a atividade depois do impacto provocado pela pandemia Covid-19; Desenvolver mecanismos de referenciação de experiências do Caminho Português de Santiago em Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença e dinamizar ações de promoção e comunicação junto de jornalistas são os grandes objetivos deste protocolo.
𝗢𝗡𝗧𝗘𝗠, 𝗧𝗔𝗡𝗧𝗢𝗦. 𝗛𝗢𝗝𝗘, 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗢𝗦. 𝗔𝗠𝗔𝗡𝗛𝗔̃, 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗘 𝗠𝗔𝗜𝗦. 𝗘𝗦𝗧𝗘 𝗘́ 𝗢 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢.
Para cumprir estes objetivos o projeto contou duas ferramentas essenciais de comunicação:
a realização de uma Press Trip com convidados nacionais e internacionais e a realização de um Filme Promocional; ‘Este é o Caminho’ que leva o espetador a viajar no tempo, nos locais, nas emoções e nas histórias deste caminho, através das memórias de um peregrino.
O Caminho Português Central é a rota mais antiga e percorrida em Portugal. Valença marca a travessia para Tui, e contou com a presença, no último ano, de “mais de 120 mil peregrinos”.
Este projeto de comunicação e cooperação intermunicipal é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado no Programa Operacional Regional Norte 2020, que se insere na reprogramação da “Estratégia PROVERE Minho Inovação”.
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares