8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasPaísMergulho virtual reúne mais de 1000 pessoas em projeto de educação ambiental...

Mergulho virtual reúne mais de 1000 pessoas em projeto de educação ambiental com as escolas de Portugal Continental e da Madeira

No próximo dia 18 de janeiro começa o Kids Dive Virtual, 2021, em dezenas de escolas, de Portugal Continental (incluindo Viana do Castelo) e da Madeira, com um mergulho virtual em águas portuguesas, que reúne mais de 1.000 pessoas. O projeto de educação ambiental é dirigido a jovens dos 8 aos 17 anos de idade.

O evento começa pelas 10h00 e contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais que irão falar sobre a conservação do Oceano, a biodiversidade e os habitats, a nível nacional e global. Entre os presentes neste evento virtual destacamos:

– Frederico Almada, biólogo, professor universitário, coordenador do projeto Kids Dive, dedica-se ao estudo da evolução e dos processos ecológicos que condicionam a biodiversidade nos ecossistemas marinhos. Trabalha também na área da ecologia comportamental, contribuindo para a monitorização de longa duração de Áreas Marinhas Protegidas e para a análise de padrões relacionados com as alterações climáticas. Presentemente dirige uma linha de investigação que procura explorar o potencial biotecnológico dos venenos de peixes da costa portuguesa.

– Emanuel Gonçalves, professor e investigador, integrou, como chefe-adjunto, o grupo de trabalho nacional dedicado aos Assuntos Marítimos, responsável pela criação da Estratégia Nacional para o Mar, e tem estado ativamente envolvido na criação, implementação e monitorização de projetos relacionados com Áreas Marinhas Protegidas em diversos locais. Foi ainda o coordenador do grupo da União Europeia que liderou as negociações que levaram à identificação de áreas marinhas biológica ou ecologicamente significativas (EBSA).

Estará também presente o Ministro do Mar, Professor Doutor Ricardo Serrão Santos.

O projeto Kids Dive é um projeto que existe desde 2018, criado pelo MARE-ISPA e cofinanciado pelo Fundo Azul (Direção-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar), com o objetivo de alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade. Promove a sustentabilidade através da formação de uma geração azul mais participativa com uma componente 100% prática, que este ano, devido aos constrangimentos da pandemia, foi reformulado, para uma versão virtual, que continua a apostar na máxima interatividade e experiência.

Além desta manhã do dia 18, o projeto será ainda composto por mais dois dias de atividades virtuais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares