9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoMelgaço: Vendas cresceram 40% na Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Melgaço: Vendas cresceram 40% na Festa do Alvarinho e do Fumeiro

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro (FAFM) regressou ao seu palco habitual e com excelentes resultados: mais de 50 mil pessoas passaram pelo evento que decorreu no passado fim de semana (dias 22, 23 e 24 de abril) em Melgaço e que, de acordo com os produtores, gerou um crescimento na faturação na ordem dos 40%, relativamente à FAFM de 2019, o último ano em que o evento decorreu nos moldes habituais. O caixa multibanco instalado no recinto da feira registou levantamentos de cerca de 55 mil euros. Nestes dias o alojamento no concelho esgotou e a afluência nos restaurantes locais foi elevada.

«Embora as espectativas fossem altas, havia sempre receio: era a primeira Festa do Alvarinho e do Fumeiro, nos moldes habituais, após o interregno de dois anos provocado pela pandemia COVID-19 e o primeiro evento sem a obrigatoriedade de utilização da máscara. Havia o risco de as pessoas ainda terem receio em participar, dada a dimensão e habitual afluência de pessoas, tal como os produtores no que respeita às quantidades de produção, mas foi uma das melhores Festas do Alvarinho e do Fumeiro de sempre.», atenta o autarca melgacense, Manoel Batista, realçando que o evento «superou todas as nossas expectativas. Registamos a maior enchente de sempre, ultrapassando os 50 mil visitantes esperados e os nossos produtores apontam para um crescimento na faturação na ordem dos 40%. Foi, de facto, um magnífico evento, com um enorme impacto económico para toda a região. Finalmente, voltamos ao nosso pleno, presencialmente, como merecemos. À nossa forma tradicional de fazer a Festa do Alvarinho. Uma palavra de agradecimento a todos os que tornaram possível este evento, especialmente a todos os produtores, pelo empenho e exigência na qualidade, uma característica que faz com que os produtos da nossa região sejam tão apreciados e falados em todo o país, mas também no mundo. É de louvar a sua capacidade para ultrapassar os dias desafiantes que vivemos desde 2020.».

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos, e como os dados demonstram inequivocamente, tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Em 2009 o Turismo de Portugal reconheceu o seu Interesse para o Turismo.

 «Não podemos descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há 27 anos, é impulsionada também através deste evento.Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento.», realça Manoel Batista.

parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.

O certame promove o que Melgaço Tem: desde a gastronomia, ao artesanato, ao turismo, apresentando-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção. «A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é um dos nossos eventos âncora e o mais antigo. Um certame onde promovemos os nossos produtores que são reconhecidos em todo o mundo, distinguidos com prémios nacionais e internacionais dada a excelência dos seus produtos.», atenta o autarca, Manoel Batista, afirmando que «este tipo de eventos é de extrema importância para a nossa economia. São, indiscutivelmente, fulcrais no desenvolvimento do nosso território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.»

A realçar ainda que, em 2015, o fumeiro foi distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), juntando-se assim ao salpicão e à chouriça de sangue. Estes produtos são o resultado do saber-fazer das populações de Melgaço, que conhecem as técnicas de fabrico tradicionalmente utilizadas e que foram transmitidas de geração em geração.

sabado-festa-alvarinho-fumeiro-melgaco-2022 (84)  inauguracao-festa-alvarinho-melgaco-2022 (57)

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares