A partir desta sexta-feira e por um período de quatro meses, a Feira semanal de Melgaço vai mudar para um local físico diferente por motivo de obras do atual local. O Largo do Mercado Municipal irá ser alvo de obras de requalificação.
Assim feira semanal temporária será distribuída pela Avenida 25 de Abril, Rua das Piscinas e Rua do Caneiro. A escolha da localização temporária teve em conta a proximidade do centro, os acessos, a circulação do trânsito, pessoas e bens, e a necessidade do cumprimento dos diversos requisitos necessários à realização das feiras.
A intervenção prevista contempla não só a repavimentação integral e a modernização das infraestruturas de águas, esgotos, iluminação e telecomunicações, mas também o arranjo paisagístico, a reformulação e melhoramento dos espaços destinados a feirantes e estacionamento, em cumprimento da legislação, em especial as normas relativas à melhoria das condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. O novo Largo terá um espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada, convertendo-se semanalmente no espaço de feira com 105 lugares de venda. As obras de requalificação significam um investimento elegível de 542 mil euros, sendo 460 mil euros cofinanciados pelo FEDER, no âmbito do programa NORTE 2020.