21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoMelgaço: Ministro da Educação marca presença na comemoração do 20º aniversário do...

Melgaço: Ministro da Educação marca presença na comemoração do 20º aniversário do Centro de Estágios

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, participa esta segunda-feira, dia 22 de novembro, na sessão comemorativa dos 20 anos do Centro de Estágios e na. inauguração das obras de requalificação do espaço. A ação acontece pelas 10h30, no Complexo Desportivo.

Inaugurado em 2001, o Centro de Estágios de Melgaço foi recentemente alvo de inúmeras intervenções com o intuito de dotar os vários espaços de melhores condições, quer para a realização de estágios profissionais, quer para a utilização do público em geral. Um investimento de cerca de 427 mil euros permitiu a alteração da cor dos edifícios que compõem o complexo desportivo, ampliação e renovação do ginásio de musculação, assim como a deslocalização e beneficiação da lavandaria, intervenção na receção, obras de melhoramento e aquisição de novos equipamentos para a pista de atletismo, pintura do edifício das piscinas descobertas, aquisição de bicicletas de spinning e construção da pista de XCO permanente.

Ainda esta segunda-feira, o ministro da Educação participará nos momentos de assinatura do protocolo entre o município de Melgaço e a Associação de Ciclismo do Minho, que prevê o desenvolvimento conjunto de atividades de competição, do protocolo entre o município, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a MOVIJOVEM, para a cedência de exploração da Pousada da Juventude de Melgaço e do protocolo para promoção do Cartão Jovem Municipal de Melgaço, que será apresentado nessa manhã.

O município de Melgaço e a Associação de Ciclismo do Minho voltam a celebrar o protocolo  de colaboração com o propósito de, uma vez mais, estabelecer uma cooperação mútua na organização de ações de fomento da atividade desportiva, formação e promoção e desenvolvimento de atividades de competição, de índole nacional e regional, no decorrer do ano 2022, nomeadamente de uma prova da Taça de Portugal de BTT Maratonas, uma prova internacional C1 da Taça de Portugal de XCO e uma prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

Com o objetivo de mitigar as dificuldades de alojamento estudantil, será também assinado um protocolo que determina que os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) deterão a exploração direta da Pousada de Juventude de Melgaço. A MOVIJOVEM cederá o imóvel Pousada de Juventude de Melgaço, pelo prazo de 15 anos, ao município de Melgaço e este, por sua vez, atribuirá a exploração do imóvel aos SAS-IPVC, por igual período de tempo, obrigando-se o município de Melgaço à realização das obras de reabilitação, no prazo de dezoito meses a contar da assinatura do referente protocolo.

No âmbito deste protocolo, os SAS-IPVC obrigam-se a disponibilizar a totalidade dos quartos para comercialização junto do público em geral, durante os meses de julho e agosto, reduzindo essa capacidade para 50% durante a primeira quinzena de setembro, assente na normal prestação do serviço de alojamento das Pousadas de Juventude. Durante o restante período do ano, os SAS-IPVC obrigam-se a disponibilizar a totalidade dos quartos para reforçar a oferta de alojamento acessível aos alunos da instituição, através de submarca das Pousadas de Juventude a designar pela MOVIJOVEM.

Será ainda assinado um acordo de colaboração entre a MOVIJOVEM e o município de Melgaço com o intuito de promoverem o Cartão Jovem Municipal de Melgaço, uma iniciativa que concederá aos jovens munícipes um conjunto alargado de vantagens que promovem a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto, a ocupação de tempos livres, as tecnologias de informação, entre outras, concedidas tanto por entidades públicas como privadas. O acesso é para todos os jovens do concelho com idade entre os 12 e 29 anos (inclusive), que contarão com vantagens locais, sendo as do município exclusivas, vantagens nacionais (4.000) e europeias (mais de 40.000).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares