8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoMelgaço: Festa do espumante arranca na próxima sexta-feira

Melgaço: Festa do espumante arranca na próxima sexta-feira

A VII edição da Festa do Espumante de Melgaço regressa na próxima sexta-feira e prolonga-se até domingo (dias 26, 27 e 28 de novembro). Durantes três dias será possível provar diferentes espumantes de alvarinho, acompanhados pelo melhor da gastronomia da região: depois de em 2020 o certame ter decorrido num formato online, em virtude da situação pandémica, volta agora ao Largo do Mercado, com a participação de 15 produtores de espumante de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, de sete produtores de produtos locais e de um restaurante. A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O evento vai reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira; sessões de showcooking por conceituados chefes – Chakall, Luis Américo e Vitor Matos – que levarão propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região; e terá ainda um espaço de restauração com propostas gastronómicas típicas.

As noites serão, como habitualmente, preenchidas com animação musical: música ao vivo e atuações de DJ’s (sexta-feira: Rui Afonso, DJ Tata; sábado: Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, e o DJ Pedro Simões – RFM).

A Festa do Espumante de Melgaço, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante, mas todos os produtos locais, bem como todo o concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para este que é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. «É esta uma forma de darmos a conhecer o território. Os produtos do território, facilitando a realização de negócios», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

A entrada é livre e, de forma a garantir todas as condições de segurança em virtude da atual situação pandémica, será exigido certificado de vacinação ou teste negativo COVID-19.

Programa disponível em www.festadoespumante.com.

MELGAÇO CELEBRA A FESTA DO ESPUMANTE DESDE 2015

A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer. «A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!», afirma o autarca melgacense.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares