24.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoMelgaço dá a conhecer a sua história através de um click

Melgaço dá a conhecer a sua história através de um click

O Arquivo Municipal de Melgaço tem disponível um mecanismo virtual para o conhecimento da história do concelho, ligando o passado e o presente. Quem ainda não conhece o espólio documental de Melgaço tem agora a oportunidade à distância de um click: acompanhando os benefícios da evolução tecnológica na preservação documental, o Arquivo Municipal dispõe, desde o dia de hoje, de um Catálogo On-Line que proporciona uma maior facilidade no acesso à informação, a qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. Com esta nova plataforma é possível localizar, consultar e aceder às descrições arquivísticas detalhadas e imagens digitais dos documentos presentes nos fundos e coleções do Arquivo Histórico; navegar a partir das estruturas hierárquicas e multinível; e ainda visualizar e navegar nas representações digitais dos documentos associadas aos registos.

Nesta plataforma é possível encontrar documentação da Câmara Municipal e Administrações do concelho de Melgaço e Castro Laboreiro, da Secção da Guarda Fiscal de Melgaço, das Assembleias Municipal e Distrital, de algumas Escolas Primárias e Juntas de Freguesia, de Confrarias, entre outras instituições concelhias. É ainda possível visualizar a enorme coleção de postais antigos do concelho, recentemente adquiridos ao solicitador e colecionador, Óscar Marinho.

‘Com esta plataforma permitimos a todos conhecerem a vida e a história de Melgaço, das nossas gentes, das tradições e costumes. É sem dúvida uma mais-valia para a preservação da história do município.’, afirma o autarca, Manoel Batista. A consulta do Catálogo On-Line em http://arquivo.cm-melgaco.pt/ conta com 72 fundos arquivísticos disponíveis e mais de 5 mil imagens digitalizadas, dos mais diversos documentos e períodos históricos. As ferramentas de pesquisa são extremamente simples e intuitivas para todos os utilizadores.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares